Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 14 de Maio



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
134. (Porque) → na Sabedoria está o Espírito da Inteligência, Santo, Único, Múltiplo, → Subtil, Fluente, Móvel, → Não conspurcado, Certo, Suave, amante do Bem, Agudo, a quem ninguém pode impedir de Bem fazer, Sb 7, 22. 134. Porque n'Ela está o Espírito Inteligente, Santo, Simples, Múltiplo, Subtil, Móvel, → Ilustre, Impoluto, Perspicaz, Não lesivo, procurando o Bem, Agudo, → Pronto, Benéfico,


  • Na Sabedoria está o Espírito - Ela é e chama-se pneuma monogenes kai polumeres, sopro monogénito e pluriforme, Unigerado ou Uniengendrado e Múltiplo, que nasceu e foi produzido pela Única e simples Natureza de Deus, e que portanto estende pelo Mundo as suas inúmeras partes, como ramos.

    A Multiplicidade é com efeito atribuída a este Espírito de Deus, por causa da variedade das virtudes e das forças infusas nas Coisas, nas quais ele desce. Ver o versículo 223 e a terceira parte deste Anfiteatro, Questão 4 e 6.

    Graças a Deus, disse muito bem S. Agostinho, a unidade encontrar-se em várias coisas, e (eu acrescento) na unidade, a pluralidade.
  • Subtil - Ténue, de modo nenhuma carregado por alguma carga grosseira e corporal, mas ligeiro e rápido, e por isso eukinêtos, quer dizer Móvel, no qual está a soberana celeridade.
  • Ilustre - Esplendido e lúcido. Ver versículos 137 e 8.
  • Não conspurcado - Incontaminado, quer dizer puro, vazio de qualquer mancha e de qualquer mácula.

    Porque, visto que a Natureza é lúcida e esplêndida, ela possui um esplendor puro, como diz S. João: «Deus é Luz e nele não há treva alguma.» (1Jo 1, 5).
  • Pronto - Que não está parado, ou que nada pode parar, porque pela sua força ele penetra em todas as coisas, e quebra todos os impedimentos.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Terceiro grau » 14 de Maio