Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 1 de Janeiro
Versão antiga ou Vulgata | Passagens citadas da Sacro Santa Escritura | Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego |
1. → Escuta; ó → meu Filho, disse Salomão, Filho de David, Profeta e Rei de Israel, em Jerusalém, Rei sábio, → panegirista sublime da Sabedoria Eterna, única verdadeira, e o mais notável de todos, Escuta, meu filho, disse ele, estas minhas parábolas → a fim de conheceres a Sabedoria e a Disciplina e de compreenderes as palavras da Providência. | Pr 1, 1. Pr 1, 2. |
1. Escuta, ó meu Filho, disse Salomão, filho de David, Profeta e Rei de Israel, em Jerusalém, Rei Sábio, panegirista sublime da Sabedoria Eterna, única verdadeira, e o mais notável de todos; Escuta, meu filho, disse ele, estas minhas parábolas a fim de conheceres a Sabedoria e a Erudição e de compreenderes a eloquência da Inteligência. |
- Escuta - Tanto com os ouvidos da razão, do intelecto e do espírito, como com os do sentido, ou do corpo; de modo que tu não estejas entre aqueles que têm ouvidos e não ouvem, têm olhos e não vêm, que o Príncipe das trevas deste Mundo imundo torna surdos, mudos e cegos pelo mau orgulho.
- Meu Filho - O Filho não é outro senão o Homem ou Vir, em hebraico e em latim: e aqui, onde o Rei Sábio fala a todos, é esta voz Católica que ele usa. Porque a Sabedoria chama todos os homens: Pr 8, 4 e 9, 4. Foi ela que incarnada, disse: Vinde todos a mim, vós que trabalhais e estais abatidos; eu vos reconfortarei, katecsokên, o que se deve entender por excelência, meu Filho e herdeiro amado, da Doutrina, da Disciplina e da Sabedoria Eterna.
- Panegirista sublime - Porque ele é Rei, filho de Rei e pelo Próprio Iahweh e pelo Espírito Divino da Sabedoria (3Rs 3) iluminado, ensinado e conduzido. No qual, como se sabe, nós devemos inteiramente acreditar sabiamente eleitos e constituídos nesta experiência pela Sofia Supraceleste.
- A fim de conheceres a Sabedoria, etc. - Todas as coisas que esta passagem enumera são Bens e Dons do Deus Misericordioso e Benigno que vêm da sua bondade pura pelo Espírito Santo da Sabedoria e que ele dá de várias maneiras, quer dizer: ou mediatamente ou imediatamente, em épocas ou lugares diferentes (segundo aquilo que ele julga mais conveniente à glória do seu nome divino e ser proveitoso ao próximo daqueles a quem ele distribui ou dá o dom).
Deus não dá tudo apenas a um único; mas as mais secretas, as mais verídicas e escolhidas são comunicadas como convém aos filhos da Doutrina, isto é, aos mais fiéis e aqueles que são verdadeiramente eleitos (estes pouco numerosos) e dotado da destreza necessária. É por isso que, O Lírio, no tratado de Lapide Philm. fala assim: Se Deus, disse ele, sabe que dentro do homem se encontra um espírito fiel, ele lhe insinuará a verdade.
Sê portanto no temor de Deus (pelos Dez revestimentos Cristiano-Cabalísticos, marcados pela figura segunda deste anfiteatro) reduzindo o Binário e o Ternário pelo Quaternário à simplicidade da unidade, confiando-te às forças divinamente concedidas, procurando o Reino de Deus assim como a sua Justiça, com todo o teu coração, toda a tua alma, todas as tuas forças, todo o teu espírito.
Ou pelo menos procura estudando teosoficamente, porque então Iahweh não repudiará a tua vontade; porque na procura do bem (por um movimento em direção ao melhor) a boa vontade é suficiente. É qualquer coisa produzir pouco quando não se consegue dar mais, porque quando as forças faltam a vontade não deixa de ser louvável.
Deus ama a obediência à sua vontade. Deus não tem costume, refere S. Paulo, de extinguir a tocha acesa. Se o teu alvo é a glória de Deus e figas para o diabo, ele será proveitoso para ti próprio e para o teu próximo; (isto é, porquê, a quem, quando e quanto) ascendendo pela Escada da Conjunção e da União, e até mesmo descendo pelos Dez Graus da cognição, o que tu pedirás, Orando e Laborando, tu o obterás facilmente de Iahweh; e também quer pelos sentidos, pela ciência ou pela fé, tu poderás ascender à cognição perfeita de Todas as Coisas que existem realmente. Porque o Senhor (nada é mais certo) realizará a tua vontade, tu que o temes. Sl 145, 19 (vulg.144), ver versículos 164 e 334.
Que toda a dúvida (concebida pelo diabo em ti) se afaste portanto de ti: Trabalhando sabiamente e com esforço, crê por Deus e em Deus com uma confiança firme e não por uma fé vacilante, e tu encontrarás o que procuras; isto ser-te-á dado; tu receberás; será assim. Ó incredulidade bestial! Suplica a Deus a fim de ele aumentar a tua fé. A fé é um dom de Deus.
Não retomes nunca a fé que me deste, eu te imploro, Senhor!
[ ◊ ] | [ Índice ] | [ Seguinte ] |
Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 1 de Janeiro