Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 2 de Janeiro



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
2. → E para receber a Erudição da Doutrina, a Justiça e a faculdade de Julgar e a Equidade: Pr 1, 3. 2. E para receber a Erudição da Inteligência, a Justiça e a faculdade de Julgar e as Retidões.


  • E para receber - a Erudição que vem pela graça divina, infinitamente hábil e que se entrega àquele que tem um desejo celeste e santo. Notemos também que se trata aqui da Inteligência erudita, não esta inteligência vulgar, comum, e que se encontra facilmente; mas aquela que conhece a erudição celeste, teológica, macro e microcósmica.

    Esta aqui é distribuída em Justiça, que concerne à alma do homem, em Julgamento, que concerne ao seu corpo; em Retidão, que concerne ao seu espírito e que governa o seu dever, os seus costumes e a sua vocação, para que ele atue santamente nos assuntos divinos, justamente nos assuntos humanos e com retidão nos seus próprios, isto é, para com Deus, para com aos homens e para consigo próprio.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 2 de Janeiro