Anfiteatro da Sabedoria Eterna - Prólogo do Quinto Grau


PRÓLOGO V.

QUINTO GRAU PROLOGÉTICO

Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
194. Quem é Bom receberá a graça do Senhor; aquele que, pelo contrário, se confia às suas cogitações é insipiente. Pr 12, 2. 194. O Bom receberá o benefício de Iahweh e Deus condenará o ser humano devido às más cogitações.
195. As pessoas más não pensam no julgamento; aqueles que, pelo contrário, procuram o Senhor, prestarão atenção a todas as coisas. Pr 28, 5. 195. As pessoas más não compreendem o julgamento aqueles que, pelo contrário, procuram Iahweh, compreendem todas as coisas.
196. A Benção do Senhor está sobre a cabeça do justo; o rosto dos ímpios esconde a iniquidade: Pr 10, 6. 196. As Bênçãos estão sobre a cabeça do justo; o rosto dos ímpios esconde a iniquidade.
197. Todo enganador é uma abominação do Senhor, e com os Simples é a sua conversação. Pr 3, 32. 197. O perverso é uma abominação de Iahweh; e com os retos está o seu segredo.
198. Ele Próprio jogará com os enganadores e dará aos mansos a graça. Pr 3, 34. 198. Ele Próprio verdadeiramente insultará os enganadores, e aos humildes dá a graça.
* O coração depravado é abominável ao Senhor; e a sua vontade está naqueles que caminham simplesmente. Pr 11, 20. * Os perversos de coração são abomináveis a Iahweh e a via do perfeito é o seu benefício.
199. Quem tem um coração perverso não encontra BENS e quem distorce a sua língua cairá no mal. Pr 17, 20. 199. O perverso de coração não encontrará o bem; e quem é distorcido na sua língua cairá no mal.
200. Melhor é o pobre, mercador na sua simplicidade, que o rico na sua via depravada. Pr 28, 6. 200. Mais nobre é o pobre que caminha na sua perfeição, que o próprio rico, pelas suas vias perversas.
201. De que serve ao louco ter riquezas se ele não pode comprar a Sabedoria? Pr 17, 16. 201. O que pode ser o objeto precioso na mão do louco para que ele compre a Sabedoria se ele não tem coração.
202. O Temor do Senhor é a Disciplina da Sabedoria; e a Humildade precede a glória. Pr 15, 33. 202. O Temor de Iahweh é a erudição da Sabedoria; e antes da glória, a humildade.
203. Onde esteve a soberba, estará também a afronta; pelo contrário, onde está a Humildade, está a Sabedoria (Pr 16, 5). Todo o arrogante é a abominação do Senhor. Pr 11, 2. 203. Quando vem a soberba, vem também a ignomínia; e com os humildes a Sabedoria (Pr 16, 5). Todo o soberbo de coração é a abominação de Iahweh.
204. No coração do Prudente repousa a Sabedoria e ele ensinará todos os ignorantes. Pr 14, 33. 204. No coração do Inteligente repousa a Sabedoria; e no meio dos loucos, ele próprio é conhecido.
205. Quem caminha com os Sábios será Sábio, o amigo dos loucos tornar-se-á semelhante (a eles). Pr 13, 20. 205. Quem caminha com os Sábios, será Sábio; mas quem é amigo dos loucos será esmagado.
206. Onde não está a Ciência da Alma, não está o Bem. Pr 29, 2. 206. Porque sem a Ciência, o desejo não é bom.
207. (Porque) eu não caminharei com a inveja dessecada (diz o Sábio:) porque uma tal pessoa não é participante da Sabedoria. Sb 6, 25. 207. Eu não caminharei certamente com aquele a quem a inveja desseca, porque assim ele não participará na Sabedoria.
208. O Vinho é coisa luxuriosa, e a embriaguez tumultuosa; quem quer que se deleite nela não será Sábio: Pr 20, 1. 208. O vinho torna irrisório e a cerveja (Sechar, sicera) torna tumultuoso; e toda a pessoa que tiver alegria neles não será Sábia.
209. O Coração do Sábio procura a Doutrina e a boca dos loucos alimenta-se de incompetência. Pr 15, 14. 209. O coração inteligente procura a Ciência, e a boca dos loucos alimenta-se de loucura.
210. O Temor do Senhor é o princípio da Sabedoria; Os loucos desprezam a Sabedoria e a Doutrina. Pr 1, 7. 210. O temor de Iahweh é o princípio da Ciência, os loucos desprezam a Sabedoria e a Erudição.
211. O Temor do Senhor é a fonte da vida, para afastar a ruína da morte. Pr 14, 27. 211. O temor de Iahweh é como uma veia de vida afim de afastar as teias da morte.
212. O Princípio da Sabedoria é o Temor do Senhor; e a ciência dos Santos, é a Prudência. Pr 9, 22. 212. O princípio da Sabedoria é o temor de Iahweh; e a Ciência dos Santos, é a Inteligência.
213. Que o teu coração não inveje (portanto) os pecadores, mas fica todo o dia no temor do Senhor. Pr 23, 17. 213. Que o teu coração não inveje os pecadores; fica antes todo o dia no Temor de Iahweh.
214. Porque tu terás a esperança no muito novo, e a tua espera não será decepcionada. Pr 23, 18. 214. Porque a recompensa existe realmente e porque a tua esperança não será derrubada.
215. Pensem (ó mortais), no Senhor em sua bondade; e procurem-no na simplicidade do coração. Sb 1, 1. 215. Pensem (ó seres humanos) no Senhor em sua bondade, e procurem-no na simplicidade do coração:
216. Porque ele é encontrado por aqueles que não o tentam; ele aparece àqueles que têm fé nele. Sb 1, 2. 216. Porque ele é encontrado por aqueles que não o tentam, e ele mostra-se àqueles que não o desafiam.
217. Porque as cogitações perversas separam de Deus; e se a sua força é posta à prova, ele corrige os insensatos. Sb 1, 3. 217. Porque as cogitações perversas separam de Deus; quando o seu poder é tentado, ele confunde os insensatos.
218. Porque a Sabedoria não entrará na alma malévola; nem habita no corpo sujeito aos pecados. Sb 1, 4. 218. Porque a Sabedoria não entrará dentro da alma maliciosa nem habitará no corpo culpado de pecado.
219. Porque se tu invocas a Sabedoria e se tu inclinas o teu coração para a Prudência, Pr 2, 3. 219. Porque se tu clamas pela inteligência e se dás a tua voz à Inteligência:
220. Se tu A procuras como se fosse prata e se tu escavas para a encontrar como para os tesouros: Pr 2, 4. 220. Se tu a procuras como a prata e se tu a procuras como aos tesouros.
221. Então tu compreenderás o Temor do Senhor e tu encontrarás a Ciência de Deus. Pr 2, 5. 221. Então tu conhecerás o Temor de Iahweh e tu encontrarás a cognição de Deus.
222. Porque conhecer-Te (ó Senhor) é a Justiça consumada, e saber a tua Justiça e a tua virtude é a raiz da imortalidade. Sb 15, 3. 222. Porque conhecer-Te é a Justiça consumada, e compreender o teu poder, a raiz da Imortalidade.
223. Foi por isso que eu a Escolhi, e o sentido foi-me dado; e eu Invoquei, e veio em mim o Espírito da Sabedoria. Sb 7, 7. 223. Foi por isso que eu escolhi e a prudência foi-me dada; eu invoquei e o Espírito da Sabedoria veio a mim.
224. E eu preferi-a em vez dos reinos e dos tronos, e eu desprezei as riquezas em comparação com ela. Sb 7, 8. 224. Eu preferi-a em vez dos ceptros e dos reinos, e eu estimei em nada as riquezas ao pé dela.
225. Eu não comparei com ela a pedra preciosa, porque todo o ouro, em comparação com Ela não passa de um pouco de areia, e a prata é considerada como lama perante Ela. Sb 7, 9. 225. Eu não a comparei certamente com a Pedra Preciosa porque o ouro em oposição a ela não é mais que um pouco de areia e a prata comparada com ela é considerada lama.
226. Eu amei-a mais que à salvação e à beleza e eu propus-me tê-la por Luz, porque a sua luz é inextinguível. Sb 7, 10. 226. Eu amei-a mais que à saúde e à pulcritude das formas, e eu desejei extremamente desfrutar dela como luz porque o seu esplendor não pode ser suprimido.
227. (Com efeito) ela é facilmente vista por aqueles que a amam, e é encontrada por aqueles que a procuram. Sb 6, 13. 227. Ela é facilmente apercebida por aqueles que a amam e encontrada por aqueles que a procuram.
228. Ela preocupa aqueles que a desejam, de forma que ela se mostra a eles em primeiro lugar. Sb 6, 14. 228. Avançando, ela dá-se a conhecer aos seus fiéis.
229. Aquele que, desde a Luz, tiver velado por ela, não trabalhará, porque a encontrará sentada às suas portas. Sb 6, 15. 229. Aquele que, desde a manhã, se levantar por ela, não trabalhará; porque a encontrará sentada à sua porta.
230. Portanto, ocupar com Ela as suas cogitações, é o sentido consumado, e quem velar por ela estará brevemente em segurança. Sb 6, 16. 230. Porque a cogitação recebida dela, é a perfeição da prudência, e quem velar por ela ficará imediatamente em segurança.
231. Porque os dignos d'Ela, Ela própria vai procurá-los, e nas vias Ela mostra-se a eles com hilaridade, e em todas as coisas a Providência oferece-se a eles. Sb 6, 17. 231. Porque os dignos d'Ela, Ela própria os vai procurar; e nas vias mostra-se benevolente para com eles próprios, e em todas as cogitações se oferece a eles.
232. Portanto, o seu começo é o verdadeiro desejo da Disciplina. Sb 6, 18. 232. Portanto o seu começo é a verdadeira procura da erudição; a preocupação da erudição, o amor.
233. Portanto, o cuidado da Disciplina é a dileção; e a dileção é a guarda das suas leis; a guarda das suas leis é a consumação da incorrupção. Sb 6, 19. 233. O amor, a observação das suas leis; e a observação das leis é a conservação da imortalidade.
234. E a incorrupção torna o ser humano próximo de Deus. Sb 6, 20. 234. Em seguida, a imortalidade faz com que nós acedamos à proximidade de Deus.
235. Assim, o Desejo da Sabedoria conduz ao Reino Eterno. Sb 6, 21. 235. A procura da Sabedoria conduz portanto ao Reino.
236. Entrando (assim) na minha casa, eu dormirei com Ela. A sua conversação não tem amargor e a sua intimidade nenhum aborrecimento, mas alegria e prazer (versículo 18). Eu rondava, procurando-a afim de me assegurar de que ela era minha. Sb 8, 16. 236. Entrado na minha casa eu dormirei com Ela e a sua frequentação não tem nenhuma acerbidade e a sua intimidade nenhum aborrecimento, mas alegria e prazer (versículo 18). Eu procurava-a rondando afim de a atrair para mim.
237. Não fales temerariamente, e que o teu coração não seja rápido a proferir Discursos diante de Deus; porque Deus está no Céu e tu estás na Terra; é por isso, que sejam raros os teus discursos. Eclo 5, 3. 237. Não te apresses com a tua boca, e que o teu coração não se apresse a proferir palavras diante de Deus; porque Deus está no Céu, e tu sobre a Terra; é por isso que sejam raras as tuas palavras.
238. (E) se tu prometeste alguma coisa a Deus, não demores para lho pagar, porque a promessa infiel e louca desagrada-lhe; mas o que tu tiveres prometido, paga-lhe. Eclo 5, 3. 238. Quando tu tiveres prometido uma promessa a Deus, não te demores a pagá-la porque Deus não coloca a sua bondade nos loucos; portanto, aquilo que prometeste, paga-lhe.
239. Bem melhor é não prometer nada do que não pagar segundo a promessa, as coisas prometidas. Eclo 5, 4. 239. É melhor que tu não prometas, do que prometas e não dês.
240. As vítimas dos ímpios são abomináveis ao Senhor; as promessas dos justos aplacam-no. Pr 15, 8. 240. O sacrifício dos ímpios é a abominação de Iahweh, mas a Oração dos retos é o que lhe agrada.
241. O Erudito no Verbo encontrará Coisas Boas, e quem Espera no Senhor é bem-aventurado (Pr 28, 25). Quem Espera no Senhor será curado. Pr 16, 20. 241. Aquele que compreende a coisa encontrará o bem, e o confiante em Iahweh é bem-aventurado (Pr 28, 25). Quem tem fé em Iahweh será alimentado.
242. Aqueles que se Confiam a ele compreenderão a Verdade, e os fieis na dileção repousam n'Ele, porque o dom e a paz são para os eleitos. Sb 3, 9. 242. Aqueles que colocam a sua fé nele, compreendem a verdade; e os fieis em caridade permanente nele; porque ele tem graça e misericórdia para com os seus santos e porque ele cuida dos seus eleitos.
243. Longe dos ímpios está o Senhor; e ele atenderá as Orações dos justos. Pr 15, 29. 243. Porque Iahweh está longe dos ímpios; mas ele atende a oração dos justos.
244. Quem declina os seus ouvidos para não escutar a Lei, a sua Oração será execrável. Pr 29, 9. 244. Quem afasta o seu ouvido afim de não escutar a lei, a sua própria oração será a Sua abominação.
245. Aquele que esconde as suas malvadezes não triunfará; mas aquele que as tiver confessado e se retire delas, obterá Misericórdia. Pr 29, 13. 245. Aquele que cobre as suas iniquidades nunca será feliz; mas aquele que as confessa e as abandona obterá Misericórdia.
246. Pela misericórdia e a verdade, é resgatada a iniquidade; e no Temor do Senhor nos afastamos do mal. Pr 12, 6. 246. Pela misericórdia e a verdade, é resgatada a iniquidade, e no temor de Iahweh nos afastamos do mal.
247. Esses erram (portanto) que realizam o mal; mas a Misericórdia e a Verdade preparam os bens. Pr 14, 22. 247. Não erram, aqueles que pensam o mal? Mas a misericórdia e a verdade àqueles que pensam o bem.
248. Aquele (portanto) que segue a Justiça e a Misericórdia, encontrará vida, justiça e glória. Pr 21, 21. 248. Aquele que procura a justiça e a misericórdia, encontra vida, justiça e glória.
249. Eu era uma criança engenhosa, e eu tinha recebido da sorte uma boa alma. Sb 8, 19. 249. Eu era uma criança dotada de um natural excelente, tendo recebido da sorte uma boa alma.
250. E como eu me tornava melhor, eu vim para um corpo não sujo. Sb 8, 20. 250. Porque verdadeiramente eu me tornava bom, eu entrava num corpo impoluto.
251. E como eu sabia que eu não podia ser continente a menos que Deus mo concedesse, e era já Sabedoria saber que esse dom era dele, eu endereçava-me ao Senhor, e fiz-lhe a minha deprecação, e disse-lhe do mais fundo do meu coração. Sb 8, 21. 251. Visto que eu compreendia que eu não conseguia estar em poder de mim próprio, a não ser por dom de Deus, (e já era Prudência o saber de onde vem o dom), eu enderecei-me ao Senhor, fiz-lhe a minha oração, dizendo-lhe com todo o meu coração:
252. Deus dos meus Pais e Senhor de Misericórdia, que fizeste Todas as Coisas pelo teu Verbo, Sb 9, 1. 252. Deus dos Pais e Senhor de Misericórdia, que criaste todas as coisas pelo teu verbo,
253. E que constituíste o ser humano pela tua Sabedoria afim de que ele dominasse a criatura que, por ti foi feita, Sb 9, 2. 253. E que fizeste o ser humano pela tua Sabedoria afim de que ele dominasse sobre as coisas por ti criadas,
254. Afim de que ele disponha o Globo Terrestre em Equidade e Justiça, e que ele julgue o julgamento na direção do coração. Sb 9, 3. 254. E que ele administre o Mundo em Santidade e Justiça, e que ele exerça o julgamento em retidão do coração.
255. Dá-me a Sabedoria sentada no teu trono e que eu não seja reprovado entre os teus filhos: Sb 9, 4. 255. Dá-me a Sabedoria sentada contigo no teu trono, e não me expulses do número dos teus servidores:
256. Porque eu sou teu servidor, e filho da tua serva, um homem pouco firme e de pouco tempo, e fraco para a intelecção do Julgamento e das Leis. Sb 9, 5. 256. Porque eu sou teu servidor e filho da tua serva, um homem imbecil e de vida breve, e pouco firme para compreender o julgamento e as Leis.
257. E se alguém é consumado entre os filhos dos homens, se a tua Sabedoria está ausente dele, ele será contado como nada. Sb 9, 6. 257. Porque se alguém é perfeito entre os filhos dos homens, se no entanto a tua Sabedoria está ausente dele, ele será considerado como nada.
258. Tu elegeste-me Rei ao teu povo e juiz dos teus filhos e das tuas filhas. Sb 9, 7. 258. Tu elegeste-me Rei do teu povo e juiz dos teus filhos e das tuas filhas.
259. E tu disseste-me para eu edificar um Templo sobre a tua montanha santa e um altar na cidade da tua residência, à semelhança do teu tabernáculo santo que tu preparaste desde o começo. Sb 9, 8. 259. Tu ordenaste-me que edificasse um Templo sobre a tua montanha santa, e um altar na cidade da tua residência à semelhança do tabernáculo santo, que tu preparaste desde o começo.
260. E contigo a Sabedoria que conhece as tuas obras, que estava presente quando tu fazias a órbita das terras e que sabia o que agrada aos teus olhos, e que retidão nos princípios. Sb 9, 9. 260. E contigo está a Sabedoria que conhece a tua obra, que estava presente quando tu fizeste o Mundo, que sabe o que é agradável aos teus olhos e o que é reto nos preceitos.
261. Envia-a dos Céus, teu santuário, e do trono da tua Magnitude, afim de que ela Seja comigo e Labore comigo afim de que eu saiba o que é agradável para Ti. Sb 9, 10. 261. Envia-a dos Céus sagrados, e envia-a do trono da tua glória, afim de que ela trabalhe presentemente comigo, e que eu compreenda o que é agradável para ti.
262. Porque ela sabe e compreende Todas as Coisas e me conduzirá sobriamente nas suas obras e me guardará no seu Poder. Sb 9, 11. 262. Porque ela conhece e compreende todas as coisas e me conduzirá moderadamente em todas as minhas ações e me guardará na sua glória.
263. E as minhas obras serão agradáveis e eu julgarei retamente o teu povo e serei digno do trono do meu Pai. Sb 9, 12. 263. E as minhas obras serão agradáveis, e eu julgarei retamente o teu povo e serei digno do trono do meu Pai.
264. Porque qual é o ser humano que poderá saber o conselho de Deus? ou que poderá projetar a sua cognição sobre o que quer Deus? Sb 9, 13. 264. Porque qual é o ser humano que compreende o conselho de Deus? ou que compreende na sua alma aquilo que quer Deus?
265. Porque as cogitações dos mortais são tímidas, e as nossas previsões incertas. Sb 9, 14. 265. Porque as cogitações dos mortais são tímidas e as nossas opiniões falaciosas.
266. Porque o corpo que se corrompe faz agravo à Alma; e esta habitação terrestre deprime os sentidos que pensam muitas coisas. Sb 9, 15. 266. Porque o corpo sujeito à corrupção faz agravo à alma, e este domicílio terrestre cheio de preocupações deprime o espírito.
267. E dificilmente nós estimamos o que está sobre a Terra; e nós discernimos com dificuldade o que está diante dos nossos olhos; então o que está nos Céus, quem o conhecerá? Sb 9, 16. 267. E dificilmente nós chegamos a formar uma conjetura sobre o que está sobre a terra, e nós encontramos com dificuldade o que está nas nossas mãos; então quem conhecerá o que está nos Céus?
268. E quem conhecerá o Teu sentimento A Menos Que Tu Dês o Espírito Santo Desde o Mais Alto dos Céus. Sb 9, 17. 268. Quem conhece o teu conselho a menos que tu dês a Sabedoria e tu envies o teu Espírito Santo do mais alto dos Céus?
269. E que sejam corrigidos os caminhos daqueles que estão sobre a Terra e que os seres humanos aprendam o que te é agradável: Sb 9, 18. 269. Porque as vias daqueles que habitam a Terra foram reconstruídas e eles aprenderam o que te é agradável.
270. Porque pela Sabedoria foram curados todos aqueles que te agradaram a ti, Senhor, desde o Princípio. Sb 9, 19. 270. E pela Sabedoria foram conservados.
271. Eu pedi-Te (além disso) Duas Coisas; não mas negues antes de que eu morra. Pr 30, 7. 271. Eu postulei para ti por duas coisas; não mas proíbas antes de que eu morra:
272. Leva para longe de mim a vaidade e as palavras mentirosas. Tu não me darás nem a mendicidade nem as riquezas; atribui-me apenas aquilo que é necessário para a minha vida. Pr 30, 8. 272. Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; tu não me darás nem a pobreza nem as riquezas; prepara-me o alimento que me convém:
273. Com receio de que, saciado, eu seja induzido a negar-te e a dizer: Quem é o Senhor? ou que sendo forçado pela pobreza eu roube e que eu perjure o Nome do meu Deus. Pr 30, 9. 273. Com receio de que, saciado, eu me renuncie dizendo: quem é Iahweh? e com receio de que, encontrando-me pobre, eu roube e que eu assuma em vão o nome do meu Deus.
274. Depois da Industria (por fim verdadeiramente) segue-se a Sabedoria! Eclo 10, 10. 274. E a excelência da retificação é a Sabedoria.
Também, tu, filho da Doutrina, que pela graça de Iahweh,
também obtiveste a Sabedoria ou alguns dos seus
Dons superexcelentes,
275. Dá (também) ao Sábio a ocasião, e a Sabedoria lhe será aumentada; ensina o justo e ele se apressará a receber. Pr 9, 9. 275. Dá ao Sábio a increpação e ele será mais Sábio; ensina o justo, e ele aumentará a Doutrina.
276. Não fales (portanto) aos ouvidos dos insipientes; porque eles desprezam a Doutrina do teu discurso. Pr 23, 19. 276. Não fales aos ouvidos do louco, porque ele condenará a Prudência dos teus discursos.
277. O Pai do justo exulta de alegria: quem gerar o Sábio rejubilará com ele. Pr 23, 24. 277. O Pai do justo exultará exultando, e aquele que gera o Sábio rejubilará com ele.
278. O ouvido que escuta as imprecações de vida permanecerá entre os Sábios. Pr 15, 31. 278. O ouvido que escuta a imprecação de vida, permanecerá entre os Sábios.
279. Quem rejeita a Disciplina despreza a sua alma; mas quem aquiesce às imprecações é possuidor do coração. Pr 15, 32. 279. Quem negligencia a Disciplina despreza a sua alma; mas quem escuta a increpação possui o coração.
280. A indigência e a ignomínia para aquele que deserta a Disciplina; mas aquele que aquiesce à admoestação será glorificado. Pr 13, 18. 280. A pobreza e a ignomínia para aqueles que se afastam da correção, mas quem guarda a increpação terá honra.
281. Porque aquele que instrui o derrisório injuria-se a si próprio, e quem repreende o ímpio coloca uma nódoa em si próprio. Pr 9, 7. 281. Quem corrige o derrisório, recebe ele próprio a ignomínia, e quem repreende o ímpio recebe ele próprio a sua nódoa.
282. Não repreendas o derrisório com receio de que ele te odeie; ensina o Sábio e ele te amará. Pr 9, 8. 282. Portanto não repreendas o derrisório, com receio de que ele te odeie; repreende o Sábio e ele te amará.
283. O derrisório (com efeito) procura a Sabedoria e não a encontra; a Doutrina dos prudentes é fácil. Pr 14, 6. 283. O derrisório procura a Sabedoria e não a encontra; mas a ciência é fácil de encontrar para o inteligente.
284. Na face do prudente brilha a Sabedoria; os olhos dos loucos estão nos confins da Terra. Pr 17, 24. 284. No olhar do inteligente aparece a Sabedoria; e os olhos do louco estão na extremidade da Terra.
285. Compreender-se-á a criança pelas suas inclinações, tão puras e retas são as suas obras. Pr 20, 11. 285. E a criança será conhecida pelas suas obras, tão pura e reta é a sua obra.
286. Quem caminha fraudulentamente revela os arcanos; mas quem é fiel oculta a coisa confiada pelo seu amigo. Pr 11, 13. 286. Quem caminha fraudulentamente revela o segredo, mas o fiel de espírito oculta a coisa.
287. Quem revela os mistérios e caminha fraudulentamente e dilata os lábios, não te mistures com ele. Pr 20, 19. 287. Quem revela o segredo, avança fraudulentamente e com aquele que seduz pelos lábios, não te mistures.
288. Muitas pessoas são chamadas de misericordiosas; mas uma pessoa fiel, quem (facilmente) a encontrará? Pr 20, 6. 288. Uma multidão de pessoas onde cada uma prega a misericórdia; mas a pessoa sincera, quem a encontrará?
289. Não faças (portanto) mal ao teu amigo visto que ele tem confiança em ti. Pr 3, 29. 289. Não penses portanto mal contra o teu amigo visto que ele está em segurança contigo.
290. (Porque) quem retribui o bem com o mal, o mal nunca se afastará da sua casa. Pr 17, 13 e 3. 290. É como para pôr à prova a prata, é dentro de um cadinho que Iahweh põe à prova os corações.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Prólogo do Quinto Grau