Anfiteatro da Sabedoria Eterna - Introdução à Quarta Figura (3)


EM ORANDO
  • ELE OUVE
  • ELE VÊ
  • ELE OBSERVA
A voz mirífica, admiravelmente sonante, tonante e eloquente de

IAHWEH, O ADMIRÁVEL

EM
  • A SACRO SANTA ESCRITURA: Historicamente, ou Literalmente; Moralmente; Tropologicamente; Anagogicamente; Fisicamente; Tipicamente; Cabalisticamente; Teo-Soficamente.
  • A NATUREZA: Macro e Microcosmicamente; Teosoficamente; Fisicamente; Fisicomedicamente; Fisicoquimicamente; Fisicomagicamente; Hiperfisicomagicamente; Cabalisticamente.
  • SI PRÓPRIO: Segundo a alma no espelho do espírito junto a Deus ou iluminada pela luz Divina; e isto tanto a dormir como acordada seguindo também os mil testemunhos da consciência limpa, atestando a verdade segundo a Lei Divinamente escrita nos nossos corações.
Pelo Céu, pela Terra, pelas Águas, pelo Ar, as estrelas, os fogos, as nuvens, os ventos, as rochas, as gemas, as pedras, os minerais; pelos Animais terrestres, aquáticos e voláteis; por todos os vegetais, pelas ervas, as sementes, as árvores, os arbustos, os frutos; pelos números, as letras, os pontos, pelo Ser Humano segundo o Corpo e as partes do corpo, e o Espírito, que (quer no corpo quer sem o corpo) é naturalmente Familiar, e quando o Homúnculo dos Filósofos é preparado pela Pedra dos Filósofos e glorificado pela regeneração.

E mesmo por Todas as Criaturas mesmo invisíveis, quer dizer não físicas, como são todos os soldados dos exércitos espirituais, celestiais ou infernais, quer dizer os Anjos bons ou maus e por Todas as Coisas que nasceram das coisas visíveis e físicas, quer dizer das criaturas, ou que são naturais per se ou artisticamente elaboradas pela mão industriosa do artesão, que são como Mediadores perfeitamente adaptado a nós pelos quais nós sentimos humanamente as coisas divinas.

Ó quanto admirável é a voz de Deus em tudo, por tudo, para com tudo! afim de que, por este Uso nós saibamos sem erro, nós conheçamos e prevejamos segundo a vontade de Iahweh todas as coisas passadas, presentes e futuras (segundo a vontade de Deus).

E que, colocados na natureza, nós dominemos nós próprios (conduzidos por Deus) sobre a Natureza; e que nós realizemos e completemos sem dificuldade estas coisas mesmas cujas causas (frequentemente mesmo naturais) são ignoradas pelos Sábios deste mundo, e que são admiradas por causa disso, mas não acreditadas pelas pessoas muito hábeis na filosofia profana, e apenas conhecidas e dignas dos adoradores e dos discípulos fiéis e amados da Sabedoria eterna.

Em suma, o Teósofo pode aquilo que ele quer; porque ele quer o que quer Deus Ele Próprio. Ele pode tudo em Deus.

Eis o segredo, onde, por quais auxiliares, porquê, como, quando, nada é impossível ao Crente!


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