Anfiteatro da Sabedoria Eterna - Introdução à Terceira Figura (10)


IX.

QUAL É A SUA VANTAGEM E QUAL É A SUA UTILIZAÇÃO,
quase infinitas, mirificamente salutares, quer para o Microcosmo quer para o Macrocosmo?

A Pedra regenerada e mais que perfeita opera na Tri-Unidade Católica, quer dizer segundo o Corpo, o Espírito e a Alma (o ser católico) no Corpo, no Espírito e na Alma (catolicamente) do Mundo quer menor quer maior, como reportaram os sábios e os artesãos (aos quais se deve dar fé) experientíssimos nesta arte (que é a mais subtil de todas para perscrutar os segredos da Natureza), tanto imediatamente como mediatamente.

Da mesma forma que a virtude da Pedra consiste na ação, a sua Utilização consiste na Projeção (para me servir, de acordo com os Fisicoquímicos, do termo dos Fisicoquímicos).

E ela é:

  • Divina: Porque ela é Urim et Thummim pelo qual Iahweh Três Vezes Grande fala Cabalisticamente das coisas grandes e abstrusas, emite a sua voz e dá uma resposta ao Teo-Sofo.

    Ela é semelhante otimamente à Criação do Mundo, e também à Formação do Ser Humano, masculino e feminino, e à sua Queda miseravelmente deplorável.

    Ela é o exemplo do Matrimónio excelente, devoto, pudico, magnífico; o Tipo da Incarnação do Logos Divino, redentor e salvador de todo o género humano, quer dizer do Mundo menor; que foi concebido pelo Espírito Santo no útero da bem-aventurada Virgem; a imagem da sua inenarrável Paixão inocentíssima, da sua Morte Salutar, da sua Sepultura honrosa, da sua Descida aos infernos cheia de consolação, da sua Ressurreição vitoriosa; da sua Ascensão gloriosa ao céu com o seu corpo tirado às coisas internas dentro do útero virginal; e por fim a sua Sessão à direita do Deus Omnipotente.

    É a Prova infalível do Julgamento Último e terrível que deve ter lugar pelo fogo para os vivos e os mortos e mesmo para o Mundo inteiro; ela é o Exemplo clementíssimo da Remissão dos Pecados e da libertação das impurezas das trevas.

    Ela é o testemunho vivo da Ressurreição da Nossa Carne e mesmo com grande inovação e glória.

    E mesmo o exemple veríssimo da Conjunção de cada Alma com o seu Espírito e o seu próprio Corpo, indissolúvel na eternidade.

    Ela é a Fórmula da nossa Regeneração espiritual e corporal, e o perfeitíssimo e claríssimo espelho do Sabat dos Sabates e por conseguinte da beatitude eterna; a Imagem viva do mistério da união indivisível da Sacro Santa Trindade Divina.
  • Microcósmica: Ela é o Archote católico que acende mirificamente na alma do ser humano a Luz da Natureza (externamente e internamente e convenientemente empregue).

    Porque não ? Visto que é ela própria a luz ipsica da Natureza brilhando nas trevas do mundo.

    Quando ela tiver aparecido em ti, tu conhecerás o Criador pela criatura, e mesmo o Messias prometido à devota e religiosa antiguidade; tu compreenderás qual é o
    Movimento Perpétuo dos Sábios, ainda incipientemente procurado pelos incipientes e nunca encontrado e que não deve nunca ser encontrado por eles em nenhuma época.

    Ela expulsa e afasta os
    Espíritos malignos daqueles que estão obcecados.

    Porque não? Existem na natureza poderes particulares aos quais cedem as potências malignas; porque não ? O autor da confusão não consegue suportar a simetria.

    Ela aguça e enobrece o
    Génio (por um uso medicinal) e concilia assim o Saber orgulhoso com a Prudência.

    Ela excita admiravelmente uma
    Hilaridade perpétua (com qualquer violência externa ausente) e uma Audácia honesta (que é a Fortaleza da Alma).

    Ela é a veríssima
    Medicina católica da nossa Restauração e da nossa Conservação; que expulsa vigorosamente, com a cooperação de Deus, as Doenças tanto externas quanto internas, quer elas sejam do Corpo ou do Espírito ou da Alma; e mesmo todas aquelas que são incuráveis para os pseudo-médicos, e que conserva todo o ser humano (predisposto) são e robusto de corpos e de espírito até ao fim da vida que lhe é predestinada por Deus.
  • Macrocósmica: Perfeitamente fermentada, ela transmuta os Metais inferiores em superiores quer em forma quer em essência, segundo a verdade, com um muito grande lucro.

    É por isso que se poderão obter riquezas imensas que porão em fuga a pobreza, e tudo o que se pode adquirir com ouro ou com prata.

    Ela traça, forma os calhaus em Gemas não sofísticas mas verdadeiras e naturais; e do cristal ela faz um rubi ou um carbúnculo brilhando com grande esplendor; porque ela torna manejável e potável qualquer Veneno ou peçonha; ela reúne artificiosamente várias pérolas em uma só.

    O Azoth desta pedra, quer dizer o Mercúrio dos Filósofos reduz os Corpos em matéria prima; (porque ela é a matéria prima animada pela forma católica) e torna verdadeiramente potáveis todos os Metais (como eu vi eu próprio) o Cristal, as Gemas, as Pérolas, os Calhaus (Silícios) a as Pedras (mesmo do microcosmo) e mesmo os Minerais, e ela conserva-os, digo eu pelo poder da sua virtude.

    Ela liberta os Animais das doenças e conserva-os pelo vigor da sua virtude.

    Ela vivifica e ressuscita os Vegetais quase mortos, fermentada pela essência específica dos simples e metodicamente aplicada a eles em corroborando neles o húmido nativo (pelo húmido católico permanente) e salva-os (nesta ocasião) da morte iminente.

    Numa lâmpada construída para esse efeito, a sua água permanente, acendida artificiosamente, brilha duma forma permanente e perpetuamente.

    E (para concluir muito em poucos palavras) ela é eficaz miraculosamente em Todos os frutos do globo inferior e mesmo nos Espíritos sublunares.

    Porque todas estas coisas, por muito graves razões, obedecem naturalmente a esta Pedra.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Introdução à Terceira Figura (10)