Anfiteatro da Sabedoria Eterna - Introdução à Terceira Figura (4)


III.

PORQUE É QUE ELA É CHAMADA PEDRA, E PORQUÊ DOS FILÓSOFOS?

Ela é chamada Pedra porque é o nome que lhe é dado pelo vulgar, cego aos olhos que vêem, surdo aos ouvidos que ouvem.

Deus Ele Próprio, devido a coisas certas constantes nos escritos dos mestres da Sabedoria, proibiu gravemente de revelá-la a quem quer que seja.

É por isso que todos os filósofos prefeririam antes morrer que divulgá-la.

Porque, no justo julgamento de Deus, o segredo secretíssimo da Arte é, sempre foi (porque Iahweh Ele Próprio é o seu guardião forte e ciumento) e será (ele e a sua solução) muito justamente selada com um selo por intermédio dos raios do anátema, pelos Sábios, ciumentos com razão de o esconder aos indignos.

Eu citarei no entanto estes filósofos quando eles próprios falam filosoficamente: chamam-lhe assim, dizem eles, porque a sua geração e a sua regeneração é também como a das pedras, porque ela é produzida pelo húmido viscoso e glutinoso e pelo seco terrestre.

E: porque pela sua cocção (que procede espessando, incrassando) ela é endurecida numa pedra permanente e fixa (que se esmaga e se emprega como uma pedra).

Alphidius diz: Se o seu verdadeiro nome fosse pedra, não lhe chamariam pedra.

E outros: A pedra não é uma pedra.

Eis portanto o que dizem filosoficamente os filósofos.

Que uma resposta mais clara seja profundamente retida no nosso espírito com receio de excitarmos contra nós a fúria divina.

A Pedra oculta é a dos Filósofos, não a dos insensatos e dos idiotas; não a dos ímpios e dos viciosos contra a sua consciência.

Aquilo que é o Filósofo, quer dizer o amador da Sabedoria verdadeira, isso é-te ensinado perfeitamente pela segunda parte deste Anfiteatro.

Eu deixo-te fraternalmente a considerar estes dois axiomas: O princípio conduz à sua finalidade, da qual ela é a intenção. E visto que as causas de tantas coisas estão escondidas, é preciso dirigirmo-nos, na sua investigação, pelos sinais e os efeitos. Contenta-te com isto.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Introdução à Terceira Figura (4)