Anfiteatro da Sabedoria Eterna - Introdução à Terceira Figura (3)


II.

QUAL É A PEDRA DOS FILÓSOFOS ?

A Pedra dos Filósofos é Ruach Elohim (que repousava, incubebat, sobre as águas, Gn 1) concebido pela mediação do Céu, (Iahweh sozinho, pela sua pura bondade querendo-o assim) e feito corpo, verdadeiro e sensível aos sentidos, no útero virginal do mundo maior primogénito (prôtotokos) ou do caos criado, quer dizer a Terra, vazia e inane, e a Água; é o filho nascido na luz do Macrocosmo, de aspeto vil (aos olhos dos insensatos) disforme, e quase ínfimo; consubstancial no entanto e semelhante ao seu autor (parens), pequeno Mundo (não imagines que se trata do ser humano ou de qualquer outra coisa, de ou por ele) católico, tri-um, Hermafrodita, visível, sensível ao tato, ao ouvido, ao olfato e ao gosto, local e finito, manifestado regeneradoramente por ele próprio, e, por intermédio da mão obstétrica da arte da físico-química, glorificado no seu corpo desde a sua assunção; podendo servir a comodidades ou Usos quase infinitos e mirificamente salutares ao microcosmo e o macrocosmo na triunidade católica.

Ó tu filho da perdição, deixa portanto asseguradamente o mercúrio (udrarguron) e com ele todas as coisas, quais quer que sejam, mangonicamente preparadas por ti.

Tu és o tipo do pecador, não do Salvador; tu podes e deves ser liberto e não libertar tu próprio.

Tu és a figura do mediador que leva ao erro, à ruína e à morte, e não daquele que é bom e que leva à verdade, ao crescimento e à vida.

Ele reinou, reina e reinará naturalmente e universalmente sobre as coisas naturais; ele é o filho católico da Natureza, o Sal (sabe-o) de Saturno, fusível segundo a sua constituição particular, permanente por toda a parte e sempre na Natureza por ele próprio; e, pela sua origem e a sua virtude, Universal.

Escuta e sê atento; Este Sal É A Pedra Muito Antiga. É um Mistério! cujo núcleo (nucleus) está no Denário.

Cala-te Harpocraticamente! Quem pode compreender compreenda; tenho dito.

O Sal Da Sabedoria, não sem causa grave, foi ornado pelos Sábios com muitos apelidos; eles disseram que não havia nada mais útil no mundo, do que ele e o Sol. Estuda isto.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Introdução à Terceira Figura (3)