Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 30 de Outubro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
303. E → se são desejadas as riquezas na vida, o quê de mais rico que a Sabedoria → que fez todas as coisas. Sb 8, 5. 303. Que se a possessão das riquezas é desejável nesta vida, o quê de mais rico que a Sabedoria, por quem todas as coisas foram feitas?


  • Se são desejadas as riquezas, etc. - Não contudo para que tu te orgulhes ou para que tu faças mundanamente qualquer coisa imunda; mas afim de que tu vivas honestamente e de que tu sejas o Elemosinário ou distribuidor das esmolas de Deus, e neste grande hospital, provendo ao teu Próximo necessitado.

    Se tu escolhes para esse fim as riquezas, procura a Sabedoria verdadeira; ela dar-te-á pelos sábios labores das tuas mãos, no Laboratória da Sabedoria, de onde, por tua vez, poderás também dar, como Deus. Ver os versículos 291, 317 e 319.

    As riquezas obtidas pelos trabalhos da Sabedoria, são um Dom de Deus (versículo 326).
  • Que fez todas as coisas - Porque ela é Tudo em Todos e em Todas as coisas (versículo 299).

    O sentido destas poucas palavras é muito vasto, e mesmo infinito. Exerce Teo-Soficamente os trabalhos do Espírito segundo a Doutrina deste Anfiteatro; tu obterá maravilhas. Ver o versículo 137.

    Pela cognição, possessão e fruição destes, os verdadeiros Filósofos desprezarão o mundo imundo.

    Recordemos esta frase do Romano Morien: Todos aqueles que têm Tudo com eles, não têm necessidade da ajuda dos outros.

    E Teofrasto Paracelso: Aquele que pode ser dele próprio não é de outro.

    É a liberdade dourada.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Sexto grau » 30 de Outubro