Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 1 de Outubro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
274. Depois da Industria (por fim verdadeiramente) segue-se a Sabedoria! Eclo 10, 10. 274. E → a excelência da retificação é a Sabedoria.


  • A excelência da retificação, etc. - Quanto distorcida e depravada é a Natureza humana, as enfermidades diárias, alucinações, trevas, erros, atestam-no suficientemente; é por isso que uma retificação e emendação da natureza perversa deve ser instituída para cada momento; é desta nossa correção e retificação que a Sabedoria é o fim.

    A fonte de todos os males nasce conosco, pela qual os seres humanos, permitem-se todas as coisas e dos quais nunca se desejam emendar; quer dizer o amor-próprio ou philautia, pela qual cada um é naturalmente amigo de si próprio e se deleita nas suas opiniões.

    Mas esta doença (morbus) na qual todos se comprazem com excessos é verdadeiramente a fonte de todod os erros e de todos os delitos na vida.

    Por conseguinte a reforma da natureza e do amor-próprio é completamente necessária se, admirador da Sabedoria, tu desejas aspirar à Luz da Sabedoria verdadeira.

    Assim, tu, filho da Doutrina, que pela graça de Iahweh
    obtiveste assim a Sabedoria ou alguns dos seus
    Dons superexcelentes.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 1 de Outubro