Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 30 de Setembro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
273. → Com receio de que, saciado, eu seja induzido a negar-te e a dizer: Quem é o Senhor? ou que sendo forçado pela pobreza eu roube e que eu perjure o Nome do meu Deus. Pr 30, 9. 273. Com receio de que, saciado, eu me renuncie dizendo: quem é Iahweh? e com receio de que, encontrando-me pobre, eu roube e que eu assuma em vão o nome do meu Deus.


  • Com receio de que saciado, etc. - Os bens medíocres da vida são os escolhidos pelo sábio.

    As riquezas e os bens são as fontes dos males, diz o Poeta.

    O Faraó, do alto do seu soberano poder e opulência, imprudente e arrogantemente proferiu esta frase: Quem é Iahweh?

    Foi por isso que ele próprio foi engolido com todas as suas riquezas no mar Vermelho porque ele tinha tentado o Senhor o mais poderoso e o mais elevado, e que, no endurecimento do seu espírito ele não tinha querido reverenciá-lo, temê-lo e reconhecê-lo, depois de tantos prodígios sobrenaturais e plenamente divinos.

    Erram portanto aqueles que, na nossa filosofia mais secreta procuram apenas montões de ouro; isto é dum Insipiente, não dum Sábio.

    Porque a Sabedoria é cultora e amadora de Deus e não do ouro.

    Esta Esposa Celeste é isenta de qualquer avareza, luxúria, orgulho, forte e caminha vestida com uma roupa simples, vil, no entanto honesta e limpa; ela gasta modestamente as riquezas e prepara-se para suportar a adversidade; assim ela acumula como um tesouro os Mistérios Divinos e Naturais; ela apoia a pobreza, as penas, os labores e não cede facilmente às desgraças.

    Porque nem os bens nem as lisonjas a orgulham; nem as asperezas a quebram
    Mas as alegrias da fé invencível, verdadeiramente a adjuvam.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 30 de Setembro