Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 4 de Agosto


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
216. Porque ele é encontrado por aqueles → que não o tentam; → ele aparece àqueles → que têm fé nele. Sb 1, 2. 216. Porque ele é encontrado por aqueles que não o tentam, e ele mostra-se àqueles que não o desafiam.


  • Que não o tentam - Não é em vão que a Lei Divina avisa: «Não tentarás o teu Senhor Deus» (Dt 6, 16; Mt 4, 7; Lc 4, 12).

    Não se pode gracejar com Iahweh, esse Ciumento.

    Reporta aqui o décimo Canon da quarta parte deste Anfiteatro na reformação instauradora e renovadora da Magia e pelo contrário na extirpação erradicadora da Nigromancia.

    Então tu me compreenderás na Proposição do que se trata. Ver os versículos 142, 217 e 251.

    Aquele que consulta Teo-Soficamente não tenta Deus, mas aquele que consulta temerariamente, levianamente e arrogantemente.
  • Ele aparece - Emfanidzetai, ele mostra-se. Este verbo significa a cognição pela qual Deus se mostra e se declara ou se dá a conhecer aos seres humanos devotos, de qualquer maneira que seja, mediatamente ou imediatamente, Macro ou Micro-Cosmicamente.

    Assim a Sabedoria eterna, manifestada na carne, Jesus Cristo, diz-nos (Jo 14, 21): emfanisô emauton, «eu me manifestarei e me declararei a mim próprio». Ver os versículos 142 e 195. E sê inteligente.
  • Que têm fé nele - O Sábio ensina que a incredulidade (tên apistian) é o impedimento pelo qual a Verdade é menos conhecida e os Dons de Deus menos obtidos.

    A Incredulidade (eu afirmo-o constantemente sendo instruído pela Experiência) é como uma mão sinistra pela qual nós afastamos perversamente os Dons de Deus que ele nos oferece benignamente por sua própria iniciativa.

    Porque do mesmo modo que a porta dos milagres, a mão para obter do Senhor os Bens e os Dons admiráveis, é a Fé; pelo contrário a desconfiança ou incredulidade é a perda ou a expulsão dos milagres e é o impedimento para obter de Iahweh as coisas grandes e admiráveis, e para as concluir em nós (porque a Teo-Sofia está para Deus como a mão está para o ser humano).

    É portanto com razão que Cipião, homem admirável que nunca será bastante louvado, proclama no livro De Verbo Mirifico, 2, cap. 6: «Deus faz aliança com o ser humano; não indiferentemente com todos, mas com aquele que se distingue pela Santidade, pela Piedade, pela Religião e principalmente sobretudo pela confiança da Credulidade».

    Do mesmo modo para com a União mental com Deus; Deus não se une conosco quando os nossos crimes o impedem.

    A incredulidade não é um dos menores de todos os crimes.

    Assim como o justo vive pela sua fé, assim o vidente vê pela sua fé.

    Deus impede-se de abandonar aquele que tem fé, canta o Poeta Cristão.

    E o filósofo Morien: «Aquele que teme confiar-se não é perfeito na verdade.»

    E é sobretudo ao Sábio que não convém desafiar-se em coisa nenhuma. Porque se ele teme confiar-se ele desesperará rapidamente.

    E se ele desespera, a sua alma vacilará e nenhum efeito da sua intenção se seguirá. Ver o versículo 167. Exercita o teu espírito nisto.

    Clamemos portanto todos com os discípulos de Cristo: «Senhor aumenta em nós a Fé.» Crê afim de veres. Eu já disse o suficiente.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 4 de Agosto