Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 22 de Junho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
173. → A Benção do Senhor faz os ricos, e a aflição não se associa a eles. Pr 10, 22. 173. A Benção de Iahweh enriquece, e Iahweh não junta a dor à sua benção.


  • A Benção do Senhor, etc. - Os Frutos da Divina Sabedoria são os dons e Bens do Corpo, da Alma e do Espírito, de todos os tipos; porque eles próprios se aplicam a todas as criaturas, e afluente para elas com uma tal abundância que a Sabedoria (que é Rainha e Dominadora das criaturas) habita nas suas almas como um Rei Único.

    Visto que ela é a liberdade das criaturas, o seu fim próprio e especial, que ela sirva portanto à glória de Deus e aos homens amados por Deus, herdeiros da vida eterna.

    Visto que os Anjos, administradores do Espírito, pela ordenação de Deus, servem essa Glória com o seu movimento próprio, porque é que as outras criaturas, submetidas ao ministério dos Anjos, não preencheriam elas também essas mesmas funções?

    E da mesma forma que a causa da maldição é a desobediência do Protoplasta, trazendo com ela calamidades de todo o tipo, esterilidade dos Elementos e escassez das coisas, da mesma forma a causa da Benção é a Piedade e o Temor de Deus.

    Este Benção não é outra coisa senão esta virtude que procede da boca de Deus, vivificando, multiplicando e fecundando a Natureza das coisas, como se ela se espalhasse em ondas abundantes.

    Pode-se citar aqui os exemplos dos Patriarcas, de alguns Reis e de Santos.

    Em seguida, estas riquezas que são a verdadeira fonte da Sabedoria, não trazem com ela a dor quando elas afluem, não geram a dor naqueles em quem elas entram; porque a fonte das riquezas, que possuem os piedosos fiéis amados por Deus, é a Sabedoria ela própria.

    Ela é melhor que o ouro, versículo 30; e que todos os objetos mais preciosos, versículo 5; que o ouro e a pedra preciosa, versículo 327. Porque ela dá, ela própria, Todas as Coisas, versículo 241.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quarto grau » 22 de Junho