Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 19 de Junho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
170. Afim de que seja notório para todos que é importante → prevenir o Sol pela tua Benção, e que Tu deves ser adorado → a Oriente da Tua Luz. Sb 16, 28. 170. Afim de que seja notório que o Sol deve ser prevenido para te prestar a ação de graças, e tu deves ser saudado no levantar da luz.


  • Prevenir o Sol - Preceder o Sol; não apenas este Olho visível (como diz Hermes) que é a grande luminária do Firmamento, mas também o sol Divino; e no levantar da sua luz, é necessário, ó Iahweh, preceder-te e caminhar na tua frente, encontrar-te, aproximar-me de ti com suplicações (1Tm 2, 2), com orações e postulações; prevenir-te, no tempo e lugar oportunos, pelos nossos labores tanto do espírito como do corpo, em ações de graças (porque a ação de graças é um convite para dar mais) os raios da benção benignamente influenciados; e por fim consultar-te Teosoficamente sobre todos os nossos empreendimento, e agir contigo. Ver Pr 14, 11.

    A criança aprenderá muito nos seus estudos, se as suas obras forem puras e retas.

    Nota: Assim como o Maná, alimento do povo Judaico no deserto, devia ser recolhido antes do levantar do Sol, afim de que não fosse liquidificado pelos raios do Sol, do mesmo modo o maná da Divina Sabedoria deve ser recolhido nos vasos da oração da manhã, e no velar desde a manhã às portas da Sabedoria.

    O Nosso Sol, que está em nós, precede o Sol Macro-Cósmico; que ele se levante portanto preferencialmente no céu interno Micro, em vez do céu externo Macro-Cósmico; porque as luzes celestes, que são os veículos da Luz e da Sabedoria, ajudam a afastar as trevas interiores.

    É o Sol que se levanta em nós que é descrito no Cântico dos cânticos: «Eu durmo e o meu coração vigia.

    Não é sem razão que o Salmo 78 (vulg. 77) chama ao Maná: o pão dos Anjos. Porque o Maná sobrenaturalmente gerado pela Sabedoria Divina é um fruto da Divina Sabedoria.

    Portanto a Sabedoria, que procede da boca de Deus, é o verdadeiro pão dos Anjos, do qual estes se alimentam suavemente.

    E porque Jesus Cristo é o verbo do Pai e a Sabedoria do Pai, ele é portanto o verdadeiro Maná dos cristãos crentes.

    E ele deve ser recebido com um coração submisso, com uma alma atenta, antes que a nossa alma seja agitada pelas aflições, e seja dividida pelas preocupações que cada um dos nossos dias traz consigo.
  • A Oriente da Tua Luz - Quer dizer desde a madrugada até ao crepúsculo matinal (porque aquele que procura o bem levanta-se com alegria ao amanhecer (Pr 11, 27), ao levantar do sol, à aurora que agrada às musas, e verdadeiramente nesta hora bem-aventurada, não apenas do dia natural, mas da tua vida, da pia devoção, dos conceitos excelentes do espírito, etc.; e imediatamente que se tenha levantado assim (é a esse levantar que a escola dos Cabalistas chama Aurora), quando tu te sentires movido por um bom movimento pelo impulso do Espírito do bem em ti, quando o teu coração se inflamar, se dilatar e se aumentar afim de realizar esta obra; então, para entrar Micro e Macro-Cosmicamente no Oratório, ora e exercita-te Teosoficamente a meditar pelo solilóquio cristão (tu saberá então servir e secundar o Tempo, o Lugar, o Céu, os Astros, os Génios, a Milícia do Exército celeste, Deus, quer dizer Tudo :) escuta, vê, observa segundo as Leis e a Doutrina deste Anfiteatro o que Iahweh em ti próprio, na Natureza, e na Sacro Santa Escritura, te sugerirá e te responderá: depois afim de entrar também no Laboratório, Labora sabiamente segundo a Divina instituição acima citada, Cabalística, quer dizer escondida, e verdadeiramente utilizada pelos Sábios muito antigos; e deste modo, Deus dar-te-á esta graça sem demora.

    Não atrases este exercício quando sentires o aguilhão do Espírito Santo e do bem; porque é para a testa cabeluda que a calvície virá mais tarde. Porque todas as coisas têm o seu tempo, como atestam Salomão e a nossa experiência.

    É por isso que quando, e onde, nos levam as vontades do destino, é preciso segui-las com obediência.

    Hoje, ensina-nos o Salmografo Real, que quando vocês ouvirem a voz de Iahweh, guardem-se de ser como as mulas e os cavalos nos quais não há intelecto. Salmo 32, 9 (vulg. 31).

    Invoca portanto Deus (Macro e Micro-Cosmicamente) unicamente a Oriente, e não a Ocidente. Ver o versículo 96.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quarto grau » 19 de Junho