Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 3 de Junho



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
154. → Quando ele firmava os espaços aéreos, em cima, e ele equilibrava as fontes das Águas, Pr 8, 28. 154. Quando ele firmava os céus do alto, quando ele fortificava as fontes do Abismo,


  • Quando ele firmava os espaços aéreos, em cima - Quando ele firmava o Espírito aéreo, quer dizer o Céu (Gn 1, 1) criado; e, ao solidificá-lo com o seu Verbo (Gn 1, 6) constituía o Firmamento.

    Sobre o Céu, e o que ele é, ver a terceira parte deste Anfiteatro, questão 5, e versículo 261.

    As vaidades desses falsos sábios desvanecem-se portanto, daqueles que ensinam fábulas sobre toda a máquina do Mundo, e dizem que a Natureza no nosso tempo não é tão vegetativa, sã, florescente e valente como em épocas antigas ou do tempo dos nossos pais; que o Céu, desde a sua origem se baixou 8,000 milhas; que o Sol, a Lua e as Estrelas perderam muita da sua luz primitiva; que as ervas, as flores, os frutos, etc., os Animais terrestres, aquáticos ou voadores não têm hoje tanto força, potência e capacidade para o trabalho como tinham há cem ou mil anos; e dizem mesmo que a Natureza se debilita de dia para dia devido à velhice, e que as suas forças estão diminuídas devido ao nosso pecado.

    Grandes palavras se elas fossem verdadeiras.

    Se vocês conhecem, meus senhores, a Natureza da Natureza, quer dizer o que ela é, qual é o seu Ser; qual, quanto e de que forma é a sua Lei; por quem ela foi imposta à Criatura, e com que fim, vocês falaria de outro modo.

    No que diz respeito ao Céu, digam-me, eu vos peço, se vocês alguma vez notaram que a circunferência circularmente firmada nunca caiu para o centro?

    Não lêem vocês: Pelo Verbo do Senhor, os Céus fora firmados, e pelo espírito da sua boca, toda a Virtude deles próprios (Sl 33, 6; vulg. 32). E ele fez o Firmamento; e Deus chamou ao firmamento: Céu (Gn 1, 8).

    Se o Céu tivesse caído, qual seria o apoio, o sustentáculo (firmamentum)? Muito belo, verdadeiramente!

    Seria esse o tão glorioso firmar dos Céus pelo Verbo do Senhor? Ó ignorantes!

    É dito em seguida que Deus fez as luminárias no firmamento do Céu, para que elas separem o dia da noite, e para que elas sejam sinais para os tempos, os dias e os anos; e para que ao brilharem iluminem a terra.

    E isto foi feito assim; e Deus fez duas grandes luminárias: a grande luminária para presidir ao dia; e a pequena luminária para presidir à noite, e em seguida as estrelas (Gn 1, 14 e seguintes).

    Não são essas as virtudes dos Céus, firmadas pelo Espírito da boca de Iahweh?

    Quem portanto, estando são de espírito negará que o Sol, a Lua e as Estrelas dividem o dia e a noite, que são os sinais dos tempos, dos dias e dos anos, que brilham e assim iluminam a terra, que presidem ao dia e à noite, tanto hoje como há mil anos?

    Onde a coisa fala por si própria, para que serve ser mais abundante em provas?

    A Palavra de Deus: «Que a Terra Produza a erva verde que produz a semente e a árvore frutífera que produzir o fruto segundo a sua espécie e que contem a sua semente nela própria; que as Águas produzam os seres rastejantes e vivendo com a Vida animada, e as aves sobre a Terra, sob o firmamento do Céu; Que a Terra Produza o ser animado vivendo cada um de acordo com a sua espécie, os animais domésticos (jumenta), e os répteis, e os animais da Terra segundo a sua espécie»; esta Palavra de Deus, digo eu, está realizada; As Coisas Produzidas, animadas e fortificadas pela Benção Divina: «Cresçam e Multipliquem-se», acreditaram e multiplicaram-se desde o princípio do Mundo; elas crescem e multiplicam-se ainda hoje; elas crescem (pelo vigor da Lei, Divinamente estabelecida uma vez por todas) e multiplicar-se-ão até ao fim do Mundo, pelo Fogo, a renovação.

    O Verbo de Deus permanece eternamente (Is 40, 8).

    Assim será o meu Verbo, diz Iahweh (Is 55, 11), que sai da minha boca; ele não regressará a mim vazio; mas ele fará tudo o que eu quiser, e ele prosperará naquelas (coisas) a quem eu o tiver enviado.

    Wechst derentwegen heutiges Tages noch gleich also gut Grasz : als vor tausendt Jahren, quer dizer, por causa disso não houve uma única vicissitude, e tudo o que possui a vida é tão excelente nos nossos dias como era há milhares de anos.

    O que significa estão isto, pergunto-te eu? O Céu é o meu trono, e a Terra é o escabelo para os meus pés (Is 66, 1; Mt 5, 55; At 7, 49).

    Todas as Coisas Estão Cheias de Deus (Júpiter).

    Reza a Iahweh afim de que ele esteja entre os teus conselhos.

    A passagem de S. Paul aos Romanos (Rm 8, 22) não fortalece de modo nenhum aquilo que tu objetas, ó excelente amigo; aí é apenas feita menção às criaturas que gemem, e não a um defeito da Natureza.

    Ó Verdura Bendita, Que Faz Germinar Todas As Coisas.

    Nas figuras primeira, segunda e terceira deste Anfiteatro, tu Teósofo, contemplado encontrarás a Verdura Ruah Elohim; tu Cabalista, contemplando encontrarás a Linha Verde, o Universo Girando; tu Mago, contemplando encontrarás a Natureza; tu Físico-Químico, contemplando encontrarás o Leão Verde, Duenegh Verde; tu Adrop, contemplando encontrarás a Quinta Essência. E basta.

    Quem portanto, com efeito, quando Harpócrates apela ao silêncio e ordena o retiro, se apressaria a quebrar o selo Celeste da Taciturnidade?

    Eu apenas acrescentarei uma coisa às vossas Observações e Demonstrações matemáticas, respondendo: O globo da Terra pode aumentar pela virtude vegetativa e o Movimento perpétuo do seu centro vivo, e aproximar-se do Céu crescendo; mas o Céu não se pode aproximar da Terra caindo.

    Mas isto já está suficientemente dito por agora. Eu guardo esta Doutrina para um lugar mais cómodo.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Terceiro grau » 3 de Junho