Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 28 de Maio


Agora

fala assim de si própria

A SABEDORIA


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
148. → O Senhor possuiu-me → no início das suas vias; antes de ele ter criado alguma coisa no princípio. Pr 8, 22. 148. Iahweh possuiu-me no princípio da sua via, de todo o tempo, antes das suas obras.


  • O Senhor possui-me - Quer dizer, adquiriu-me ou engendrou-me.

    A palavra Canah que significa adquirir, é empregue para possuir ou engendrar, (Gn 4, 1): Eu possui o ser humano por Iahweh.

    É por erro que alguns lêem: criou-me.
  • No início das suas vias - As vias eternas do Eterno (quer dizer, o próprio Ser do Senhor) existem desde toda a eternidade; portanto a sua Sabedoria é eterna.

    O início é a própria eternidade.

    Mostra-me (caluniador), o início das vias de Deus, e eu mostrar-te-ei o início da sua Sabedoria.

    A Sabedoria (assim como é evidente por todo o contexto) não é portanto uma criatura, mas a criadora de todas as criaturas.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Terceiro grau » 28 de Maio