Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 12 de Maio


SUMÁRIO:

Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
132. Quem renuncia → à Sabedoria e à Disciplina é infeliz → e a esperança deles é vazia, e os seus trabalhos sem fruto, e as suas obras inúteis. Sb 3, 11. 132. Porque quem não dá valor à Sabedoria e à Disciplina é miserável; a esperança de tais gentes é vã, e os seus trabalhos infrutíferos, e as suas obras inúteis.


  • A Sabedoria e a Disciplina - Tu que negas, rejeitas, espezinhas e abandonas a Sabedoria e o Temor do Senhor, em quê poderás tu ser feliz?
  • E a esperança deles é vazia - Eles estão sempre à procura, em todo o mistério e segredo possível, e nunca chegam ao fim da Verdade; perdem-se miseravelmente nas vaidades das suas cogitações, das suas opiniões e dos seus trabalhos; e porque eles rejeitam a Sabedoria verdadeira, e o seu início, que é o temor de Deus, eles não podem orar Teosoficamente, nem Laborar sabiamente, e com fruto.

    O conselho nada pode valer quando é contra o Senhor, mesmo que todos os sábios insensatos deste mundo imundo se reunissem para disputar, daí nasceria Babel, quer dizer a confusão, nos seus sentidos, na sua razão e nos seus espíritos; e eles lançar-se-iam na opinião reprovada, para caírem por fim (tomando e fazendo uma coisa por outra) de erro em erro.

    Notem isto, vocês que procuram a Pedra dos Filósofos, e que aspiram Cabalisticamente, Magicamente, Quimicamente, Teosoficamente, etc., a compreender, saber possuir e realizar as coisas sabiamente anotadas na quarta figura deste Anfiteatro; vocês próprios, digo eu, antes de tratarem disto Teosoficamente, aprendem (se Deus o permitir, tendo compaixão e operando) afim de que vocês sejam iluminados, extraídos das vilanias do pecado, libertados das superfluidades, das impurezas, absolvidos, separados, depurados, conjugados (ó abismo do mistério de Deus! não há um ponto nesta união que exista pela sua livre vontade ou que subsista por si própria, mas apenas pela misericórdia de Deus, Ensoph!, Ensoph!) sublimados ao mais elevado grau da perfeição (pelo Divino artífice do fogo divino) quer dizer, exaltados e conjuntos mentalmente com Deus ele próprio no Espírito e na Verdade; antes, digo eu, de empreenderem de extrair da Mina da Sabedoria, a Pedra dos Filósofos que é a verdadeira Magnésia Católica dos Teósofos, e os outros tesouros da Sabedoria; de outra forma (está seguro) perderias o teu tempo e o teu esforço.

    Os Bens e os Dons de Deus são, foram e serão sempre aqueles que são tratados no nosso Anfiteatro, e dependem de Deus só, sublime, glorioso, cheio de toda a Justiça e Bondade, e que ele dá ou retira a quem ele quer.

    Observação: O Ser Humano é a Matéria que deve ser purificada, o Corpo no estado de sujeição; Deus é a alma que vivifica; e o Espírito Santo é a ligação que pela sua virtude produz a União que conduz e dá entrada no Reino perpétuo.

    Ó admirável harmonia, Macro e Micro-Cosmicamente regeneradora!

    Porque só aquele que ama a regeneração e que está verdadeiramente sob a condução singular de Deus, conhecerá estas Regenerações; noutro lugar, por toda a parte, são florestas frondosas, erráticas e tenebrosas.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Segundo grau » 12 de Maio