Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 3 de Maio



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
123. O Senhor observa atentamente → as vias do homem (homo) e → considera todas as suas diligências. Pr 5, 21. 123. Quando perante os olhos de Iahweh são as vias do homem (vir) e que ele pondera todos os seus caminhos?


  • As vias do homem - Quando a tua alma cobiça as coisas mundanas, as honras, as voluptuosidades, as riquezas, as tuas vias são perversas e tu desvias-te do Soberano Bem.
  • Considera as tuas diligências - Os teus estudos, os teus conselhos, as tuas velhacarias, os teus enganos, os teus truques, os teus desejos insensatos são as tuas diligências, que o Senhor considera, que os Anjos vêm, que a tua consciência observa e acusa, que os diabos enumeram.

    Deus que escruta todos os corações e os rins, e conhece as cogitações universais dos espíritos, (1. Paral. 28, 9), abomina o coração depravado e entrega-o (se tu não te arrependes) às criaturas vingadoras, que exercem a vingança contra todos aqueles que Deus abomina.

    Porque é a maior miséria, é o próprio inferno, ser abandonado por Deus.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Segundo grau » 3 de Maio