Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 5 de Abril



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
95. E → a tua indigência virá como um viajante e a tua pobreza como um homem armado. → Se verdadeiramente tu não és preguiçoso a tua colheita virá como uma fonte e a indigência fugirá para longe de ti. Pr 6, 11. 95 E a tua indigência virá como um viajante, e a tua pobreza como um homem armado com um escudo. (O restante falta no texto grego).


  • A tua indigência e a tua pobreza - Não apenas de pão, mas antes de Sabedoria, de Prudência e de Inteligência, tanto das coisas Naturais, Artificiais, Mecânicas, etc., como das Metafísicas e Divinas.

    Aqui se referem os Provérbios: Quem recusa o trabalho recusa as honras. Honra e penar encontram-se. Que aquele que quer conhecer o lucro conheça primeiro o penar.

    Do mesmo modo, Pr 10, 4: A mão relaxada produz a pobreza; mas a mão dos fortes gera as riquezas.

    E, ibid. 14, 23: Em toda a obra boa será a abundância; mas onde se fala muito, a indigência será vista com frequência. Porque nenhum fruto provém do discurso ouvido.

    As pessoas do povo dizem, na Alemanha: Es ist mit seggen nicht gethan: As benção não são suficientes.

    Que as mãos sejam postas ao trabalho em nome do Senhor; e então seguir-se-ão o lucro e o emolumento.
  • Se tu não és preguiçoso, etc. - E isto: aquele que está em pé e é incansável recebe muito e frequentemente. Que o Pai de família seja o primeiro a sair fora da cama e o último a deitar-se.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Segundo grau » 5 de Abril