Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 4 de Março



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
63. → Melhor é a Sabedoria que as forças, e o ser humano prudente, que o ser humano forte. Sb 6, 1. 63. Este versículo falta no texto grego.


  • Melhor é a Sabedoria - Porque ela é a fonte de todos os Bens, conforme o Sábio nos ensinou sabiamente várias vezes neste prólogo. Ver versículos 45 e 327.

    E certamente a Sabedoria Divina ultrapassa qualquer força; porque frequentemente uma grande potência é subjugada pela sua única, séria e devota oração.

    Assim Moisés, pelas suas mãos levantadas ao céu domina o poder de Amaleque (Ex 14, 11).

    Josafá, com um único hino dominou a força dos filhos de Amom e de Moabe e dissipou o exército deles (2 Paralip. 20, 22).

    Quantas vezes David não acalmou com os seus hinos a ferocidade de Saul e de outros inimigos?

    Aqueles que conhecem a natureza oculta das coisas poderiam produzir um grande número de documentos semelhantes que o vulgar considera como sendo milagres.

    E os heróis tiraram grande socorro das forças da Natureza, como atesta a história.

    Quantas vezes, com efeito, por uma insígnia prudência, uma vitória não foi obtida, ou qualquer outra vantagem, ou então um povo não foi liberto?

    O Egito não foi salvo pela Sabedoria de José? A Pérsia pela de Daniel? O povo israelita pela de Moisés? Nestas ocasiões, certo, a Sabedoria foi melhor que as forças.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 4 de Março