Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 13 de Fevereiro



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
44. → Recebe a minha Disciplina e a minha prata; prefere a Doutrina ao ouro: Pr 8, 10. 44 Recebe a minha Erudição e a minha prata, e que a Ciência seja eleita por ti mais que o ouro.


  • Recebe a Disciplina e a minha prata - O Sábio exorta-nos a procurar a Sabedoria e não a prata; o reino de Deus e a sua Justiça e não a opulência.

    Era esta arte que possuía e exercia o Rei-Profeta David, de acordo com o que ele diz no Salmo 119, 14: Eu deleitei-me na via dos teus testemunhos como se estivesse entre todas as riquezas.

    Eu ousaria mesmo santamente afirmar que a avareza (filargoria) ou o desejo desenfreado de possuir muito (pleonexia) não é o menor obstáculo por causa do qual tão poucos obtêm a Pedra Filosofal (tanto os outros ficam boquiabertos de admiração perante tantas riquezas e dinheiro) como se o principal objetivo do Filósofo fosse possuir em abundância o ouro e a prata!

    Tu que erras, a terceira e quarta figuras deste Anfiteatro te ensinarão pela Cabala, a Magia e a Físico-Química quais são os frutos que provêm dos exercícios da Sabedoria.

    O ouro e a prata ocupam um lugar ínfimo entre os frutos da Pedra Filosofal; contudo muitos dos que aí trabalham, procuram as teorias da Sabedoria com o propósito único de obter as riquezas e as vãs honras do mundo: este objetivo que eles perseguem é no entanto aquele ao qual eles deveriam pensar menos.

    Se eles procurarem primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça, todas as outras coisas (incluindo o ouro e a prata) se mostrarão a eles.

    Por conseguinte, aqueles que fazem antes aquilo que se deve fazer depois (usteron proteron) ou que atrelam o cavalo atrás do carro (dasz sic die Rossz hinder den Wagen spannen) e que se propõem um fim que não é legítimo, desviam-se da via reta, vagueiam longe dela e perdem-se miseravelmente nas suas vaidades.

    Que o Filósofo procure na retidão; se Deus encontra um coração fiel, revelar-lhe-á certamente a Ciência e a Arte.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 13 de Fevereiro