Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 12 de Fevereiro



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
43. → Eles são retos para os inteligentes, e equitativos para aqueles que encontraram a ciência. Pr 8, 9. 43. Elas são extremamente retas para o Inteligente e retas para aqueles que encontraram a ciência.


  • Eles são retos - Limados, bem expostos e fáceis ao intelecto.

    A quem? Aos Inteligentes, quer dizer aos Sábios ou sectários da Sabedoria verdadeira; pela qual só se encontra em nós o meio de compreender e a posse do desfrutar.

    O Sábio não chama aqui Inteligentes àqueles que, nos diferentes idiomas das línguas Hebraica, Grega, Latina não compreendem outra coisa que o sentido etimológico literal; mas aqueles que recolhem como a noz, quer dizer a parte mais sucinta do espírito, e que encontram a medula.

    São os Inteligentes pela Inteligência, dito de outra maneira, são chamados pela Sabedoria.

    É destes que falam os Filósofos Fisico-Químicos quando dizem: Escreveremos para os Inteligentes e Sábios e não para os ignorantes.

    Acrescenta: Aquele que o raio da luz da Sabedoria não ilumina (Micro ou Macro-cosmicamente) seja no Oratório ou no Laboratório, ou pelo Mestre dos Sábios, esse é ignorante e cego e não sabe pelos seus trabalhos nada de verdade da Sabedoria verdadeira e não compreende nada, e não pode julgar nada.

    Por isso, vãs são todas as suas teorias, vãos todos os seus trabalhos.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 12 de Fevereiro