Teosofia Prática – Da oração

  1. Deus revelou-me na luz da Graça e da Natureza, e eu aprendi pela minha experiência própria que um cristão devoto não pode permanecer neste mundo sem adversidade.
  2. Sem ser não só dominado exteriormente pelos incríveis truques e emboscadas do demónio;
    mas que ele carrega dentro de si o seu inimigo feroz, que ele o alimenta, o faz crescer e assim se expõe a grandes perigos.
  3. Porque o Diabo, o Mundo, a Cólera de Deus e a sua própria Carne o arrastam para o profundo abismo das Trevas, querendo extinguir ou engolir a pequena Luz divina acesa no seu coração, e da qual o Diabo é inimigo jurado.
  4. Eu não pude fazer nada de melhor do que lançar continuamente a minha vontade própria na mais querida vontade de Deus e de manter-me firme, com súplicas e suspiros, ao regime do Seu Santo Espírito.
  5. Eu nada empreendi sem a oração e o consentimento do meu querido Guia, porque eu percorria um caminho completamente desconhecido e porque eu vivia em Cristo, o que é contrário e completamente inconcebível para a razão.
  6. Eu tive que suportar muitos choques da parte dos seres humanos naturais;
    os amigos e os inimigos levantaram-se contra mim, considerando-me um inovador bizarro, que queria introduzir um ensino e um método estranhos e totalmente impraticáveis para a Natureza humana;
    eles olharam-me com maus olhos, odiaram-me e deixaram-me;
    e eu vi que os meus pressentimentos não me tinham enganado.
  7. Mas, como eu tinha resolvido, para evitar a tempestade, enterrar-me no silêncio, Deus DIRIGIU a minha conduta de outra forma, e levou-me de volta ao combate.
  8. Eu vi que a minha Vontade lutava contra a de Deus, e como Ele estava a ficar muito forte, tive que me entregar inteiramente a Ele e deixá-lo agir, apesar da minha razão não conseguir prever o que Ele visava,
  9. Até que finalmente por Sua compaixão, cheguei a um porto seguro;
    a minha alma encontrou descanso lá, e os promotores das minhas tristezas e das minhas dúvidas não conseguem mais alcançar-me lá.
  10. Aqueles que conhecem o coração sabem o quanto isto custa em suores, em dores e em orações ardentes;
  11. Eu alegro-me muito e agradeço de coração ao Altíssimo por ter-me conservado um fiel colaborador, entre tantos outros,
  12. O qual vigiou e orou comigo, sacrificou os seus bens e o seu sangue, e que recebeu a recompensa e a vitória da fé, através de Jesus;
    e ele pode testemunhar o que nos aconteceu.
  13. O Espírito Santo, e a necessidade da oração, são os melhores professores;
    e nós não precisaríamos de livros e de fórmulas se todos tivéssemos os mesmos sentimentos e se tivéssemos o Espírito Santo da oração.
[ Anterior ] [ Índice do Capítulo 6 ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Teosofia Prática » 6. Da oração » Da oração