Teosofia Prática – Da exaltação

  1. Um ferro fica vermelho enquanto está no fogo;
    do mesmo modo a alma, enquanto permanece no amor de Jesus, recebe constantemente forças e permanece capaz de vencer o Tentador e carregar a sua cruz.
  2. Mas quando ela sai para o entendimento e IMAGINA segundo as sugestões do Tentador, ela é imediatamente enfraquecida, tomada pelo desejo terrestre, que desperta a avidez e impele a vontade até ao agir, de tal maneira que o amor mais profundo pode transformar-se numa grande amargura e fúria, e os irmãos mais velhos podem tornar-se inimigos e perseguidores,
  3. Que lançam nas profundezas do inferno aquilo que eles tinham louvado, agora proclamam com grandes gritos que se trata de fantasia e falsidade: "Infelizmente, passei por isso com muita dor".
  4. Para isso, o estudante iniciante, quando recebe na alma um beijo da sua querida Sofia, deve guardar-se cuidadosamente contra a exaltação, e não pensar que vai tornar-se num colaborador antes de ter feito as suas aulas, e que o Príncipe da Fúria, ou o Dragão Vermelho, seja derrotado e acorrentado dentro dele.
  5. Porque o Diabo age como os soldados que correm para atacar um bastião apesar de terem sido repelidos várias vezes, e que muitos tenham lá perdido a vida, os sobreviventes esperam sempre derrotar os sitiados.
[ Anterior ] [ Índice do Capítulo 4 ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Teosofia Prática » 4. Do ser humano interior » Da exaltação