Teosofia Prática - Anexo Do Humoralismo

A Origem

O humoralismo, ou teoria humoral, é um sistema de medicina que detalha uma composição e funcionamento do corpo humano, adotado por médicos e filósofos da Grécia Antiga e Romanos.

O conceito de "humores" (sistemas químicos que regulam o comportamento humano) tornou-se mais proeminente a partir dos escritos do teórico médico Alcmaeon de Croton (c. 540–500 aC). A sua lista de humores era mais longa e incluía elementos fundamentais descritos por Empédocles, como água, ar, terra, fogo, etc. O conceito de "humores" pode ter origens na medicina egípcia antiga, ou na Mesopotâmia, embora não tenha sido sistematizado até aos antigos pensadores gregos. A palavra humor é uma tradução do grego chymos (literalmente suco ou seiva, metaforicamente sabor).

Hipócrates costuma receber o crédito por aplicar essa ideia à medicina. Em contraste com Alcmaeon, Hipócrates sugeriu que os humores são os fluidos corporais vitais: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Alcmaeon e Hipócrates postularam que um excesso ou deficiência extrema de qualquer um dos humores (fluido corporal) numa pessoa pode ser um sinal de doença. Hipócrates, e depois Galeno, sugeriram que um desequilíbrio moderado na mistura desses fluidos produz padrões de comportamento. Um dos tratados atribuídos a Hipócrates, Sobre a Natureza do Ser Humano, descreve a teoria da seguinte forma: «O corpo humano contém sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Estas são as coisas que fazem a sua constituição e causam as suas doenças e saúde. Saúde é principalmente aquele estado em que essas substâncias constituintes estão na proporção correta umas com as outras, tanto em força quanto em quantidade, e estão bem misturadas. A doença ocorre quando uma das substâncias apresenta deficiência ou excesso, ou é separada no corpo e não se mistura com as outras.»

O humoralismo, ou a doutrina dos quatro temperamentos, como teoria médica, manteve a sua popularidade por séculos, principalmente por meio da influência dos escritos de Galeno (129-201 dC). A teoria dos quatro humores de Hipócrates estava ligada à teoria popular dos quatro elementos (terra, fogo, água e ar) proposta por Empédocles, mas essa ligação não foi proposta por Hipócrates ou Galeno, que se referia principalmente aos fluidos corporais. Enquanto Galeno pensava que os humores eram formados no corpo, em vez de ingeridos, ele acreditava que diferentes alimentos tinham potencial variado para agir sobre o corpo e produzir diferentes humores. Alimentos quentes, por exemplo, tendem a produzir bile amarela, enquanto alimentos frios tendem a produzir fleuma. As estações do ano, os períodos da vida, as regiões geográficas e as ocupações também influenciam a natureza dos humores formados. Como tal, certas estações e áreas geográficas foram entendidas como causadoras de desequilíbrios nos humores, levando a vários tipos de doenças ao longo do tempo e do lugar.

O desequilíbrio dos humores, ou discrasia, é considerado a causa direta de todas as doenças. A saúde está associada a um equilíbrio dos humores, ou eucrasia. As qualidades dos humores, por sua vez, influenciam a natureza das doenças que eles causam. A bile amarela causa doenças quentes e a fleuma causa doenças frias. Em Dos Temperamentos, Galeno enfatizou ainda mais a importância das qualidades. Um temperamento ideal envolve uma mistura proporcionalmente equilibrada das quatro qualidades. Galeno identificou quatro temperamentos em que uma das qualidades (quente, frio, úmido ou seco) predomina, e mais quatro em que uma combinação de dois (quente e úmido, quente e seco, frio e seco, ou frio e úmido) domina. Estes quatro últimos, batizados em homenagem aos humores aos quais estão associados - sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático - acabaram por se tornar mais conhecidos do que os outros. Enquanto o termo temperamento passou a referir-se apenas a disposições psicológicas, Galeno usou-o para se referir a disposições corporais, que determinam a suscetibilidade de uma pessoa a certas doenças específicas, bem como inclinações comportamentais e emocionais.

A doença também pode ser o resultado da "corrupção" de um ou mais dos humores, que pode ser causada por circunstâncias ambientais, mudanças na dieta ou muitos outros fatores. Acredita-se que esses déficits sejam causados por vapores inalados ou absorvidos pelo corpo. Gregos e romanos, e mais tarde estabelecimentos médicos muçulmanos e europeus ocidentais que adotaram e adaptaram a filosofia médica clássica, acreditavam que cada um desses humores aumentaria e diminuiria no corpo, dependendo da dieta e da atividade. Quando um paciente estava a sofrer de um excesso ou desequilíbrio de um dos quatro humores, a personalidade e/ou a saúde física e espiritual do referido paciente poderiam ser afetadas negativamente.

Os Quatro Humores

Embora a teoria do humorismo tivesse vários modelos que usavam 2, 3 e 5 componentes, o modelo mais famoso consiste nos quatro humores descritos por Hipócrates e desenvolvidos posteriormente por Galeno. Os quatro humores da medicina hipocrática são a bile negra (grego: melaina chole), bile amarela (grego: xanthe chole), fleuma (grego: phlegma) e sangue (grego: haima). Cada um corresponde a um dos quatro temperamentos tradicionais. Com base na medicina hipocrática, acredita-se que para um corpo ser saudável, os quatro humores devem estar equilibrados em quantidade e em força. A combinação adequada e equilíbrio dos quatro humores é conhecida como eukrasia.

A teoria do humorismo foi aprimorada por Galeno, que incorporou a sua compreensão dos humores na sua interpretação do corpo humano. Ele acreditava que as interações dos humores dentro do corpo eram a chave para investigar a natureza física e a função dos sistemas orgânicos. Galeno combinou a sua interpretação dos humores com a coleção de idéias sobre a natureza dos filósofos do passado, a fim de encontrar conclusões sobre como o corpo funciona.

Por exemplo, Galeno manteve a ideia da presença da alma tripartida platónica, que consistia em thumos (espírito), epithumos (desejo) e Sofia (sabedoria). Com isto, Galeno encontrou uma conexão entre essas três partes da alma e os três principais órgãos que eram reconhecidos na época: o cérebro, o coração e o fígado. Esta ideia de conectar partes vitais da alma a partes vitais do corpo foi derivada do senso de Aristóteles de explicar as observações físicas, e Galeno utilizou-a para construir a sua visão do corpo humano. Os órgãos (denominados organa) tinham funções específicas (denominadas chreiai) que contribuíam para a manutenção do corpo humano, e a expressão dessas funções mostra-se em atividades características (denominadas energeiai) de uma pessoa. Embora a correspondência das partes do corpo com a alma fosse um conceito influente, Galeno decidiu que a interação dos quatro humores com os mecanismos naturais do corpo eram responsáveis pelo desenvolvimento humano e esta conexão inspirou a sua compreensão da natureza dos componentes do corpo.

Galeno lembra a correspondência entre os humores e as estações no seu Das Doutrinas de Hipócrates e Platão, e diz que, "Quanto às idades e às estações, a criança corresponde à primavera, o jovem ao verão, o adulto ao outono, e o velho ao inverno". Ele também relatou uma correspondência entre os humores e as estações com base nas propriedades de ambos. O sangue, como humor, é considerado quente e úmido. Isto deu-lhe uma correspondência com a primavera. A bile amarela é considerada quente e seca, o que a relaciona com o verão. A bile negra é considerada fria e seca e, portanto, relacionada ao outono. A fleuma, fria e úmida, está relacionada ao inverno.

Acreditava-se que os humores eram as substâncias básicas com as quais todos os líquidos do corpo eram feitos. Robin Fåhræus (1921), um médico sueco que concebeu a taxa de sedimentação dos eritrócitos, sugeriu que os quatro humores estão baseados na observação da coagulação do sangue num recipiente transparente. Quando o sangue é coletado num recipiente de vidro e deixado intacto por cerca de uma hora, quatro camadas diferentes podem ser vistas: um coágulo escuro forma-se no fundo (a "bile negra"); acima do coágulo está uma camada de glóbulos vermelhos (o "sangue"); acima disso, há uma camada esbranquiçada de células brancas do sangue (a "fleuma"); a camada superior é soro amarelo claro (a "bile amarela").

Muitos textos gregos foram escritos durante a idade de ouro da teoria dos quatro humores na medicina grega após Galeno. Um desses textos foi um tratado anónimo intitulado Da Constituição do Universo e do Homem, publicado em meados do século XIX por J.L. Ideler. Nesse texto, o autor estabelece a relação entre os elementos do universo (ar, água, terra, fogo) e os elementos do homem (sangue, bile amarela, bile negra, fleuma). Ele diz que:

  • As pessoas que têm sangue vermelho são amigáveis. Elas brincam e riem dos seus corpos, são rosadas, ligeiramente vermelhas e têm uma pele bonita.
  • As pessoas que têm bile amarela são amargas, de temperamento explosivo e ousado. Elas aparecem esverdeadas e têm pele amarela.
  • As pessoas compostas de bile negra são preguiçosas, medrosas e doentias. Elas têm cabelos e olhos pretos.
  • Aqueles que têm fleuma são desanimados, esquecidos e têm cabelos brancos.

Sangue

Acredita-se que o sangue é o produto da digestão dos alimentos. Pensa-se que o valor nutritivo do sangue é a fonte da energia do corpo e da alma. Acredita-se que o sangue consiste em pequenas quantidades proporcionais dos outros três humores. Isto significa que a coleta de uma amostra de sangue permite a determinação do equilíbrio dos quatro humores no corpo. Está associado a uma natureza sanguínea (entusiasta, ativa e social). A associação sazonal do sangue é a primavera porque as características naturais encontradas nos indivíduos foram associadas a serem quentes e húmidos.

Bile amarela

A bile amarela está associada a uma natureza colérica (ambiciosa, decidida, agressiva e temperamental). É considerada como sendo um fluido encontrado na vesícula biliar, no entanto, também pode ser encontrada nas excreções, como o vómito ou as fezes. As qualidades associadas à bile amarela são quentes e secas com a associação natural do verão e do fogo. Acredita-se que o excesso desse humor num indivíduo resulta em irregularidades emocionais, como aumento da cólera ou do comportamento irracional.

Bile negra

A bile negra está associada a uma natureza melancólica, a própria palavra "melancolia" deriva do grego para "bile negra" (melaina kholé). A depressão é atribuída ao excesso ou à bile negra anormal secretada pelo baço. O cancro também foi atribuído a um excesso de bile negra concentrada numa área específica. A associação sazonal da bile negra é com o outono, já que as características frias e secas da estação refletem a natureza do homem.

Fleuma

A fleuma está associada a uma natureza fleumática, considerada como estando associada a um comportamento reservado. A fleuma do humoralismo está longe de ser uma fleuma, como é definida hoje. A fleuma foi usada como um termo geral para descrever secreções brancas ou incolores, como pus, muco, saliva ou suor. A fleuma também foi associada ao cérebro, possivelmente devido à cor e consistência do tecido cerebral.

Bibliografia


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