Teosofia Prática - Anexo Do Espírito do Mundo

O Espírito do Mundo, o Spiritu Mundi, é o “espírito do grande mundo”, o “relógio das estrelas e dos elementos”.

O Espírito do Mundo modela o inconsciente coletivo, a psicologia do rebanho, os movimentos das massas, as religiões mundiais, a política nacional e a hegemonia global.

O amante da sabedoria “sairá” do espírito ou corrente do sistema mundial.

«Outrora vocês estavam mortos, por causa dos vossos delitos e pecados. O espírito deste mundo levava-vos a viverem dessa maneira. Andavam sujeitos ao chefe das forças do mal, àquele que ainda agora atua nos que são desobedientes a Deus. Todos nós estávamos na mesma condição, dominados pelos nossos maus desejos. Obedecíamos a esses maus desejos e pensamentos, e estávamos naturalmente destinados, como os outros, a receber o castigo de Deus. Mas Deus, que é rico em misericórdia, mostrou por nós um grande amor. Estando nós mortos, por causa dos nossos delitos, ele deu-nos a vida juntamente com Cristo. É pela sua graça que vocês estão salvos. Pois Deus ressuscitou-nos juntamente com Cristo Jesus e com ele nos fez tomar parte no seu reino celeste.» Efésios 2,1-6.

«Mas tem de haver seriedade real; pois temos de subjugar o espírito astral que reina em nós. Para fazer isso, é necessária uma vida sóbria e calma, com contínuo abandono à vontade de Deus. Pois, para subjugar a influência astral, nenhuma sabedoria ou arte servirá; mas sim a sobriedade da vida, com a contínua retirada para longe dos influxos. Os elementos continuamente introduzem o desejo astral dentro da tua vontade. Portanto, não é uma coisa muito fácil tornares-te filho de Deus; requer grande labor, com muito trabalho e sofrimento.» Jacob Boehme, Do Mistério Terrestre e Celeste, 9,2.


Início » Textos » Teosofia Prática » Anexo Do Espírito do Mundo