Teosofia Prática – Do Espírito Santo

  1. Um pobre cristão fiel é um sacerdote consagrado de Deus e do Templo do Espírito Santo onde o Senhor habita:1
    a sua função é rezar sem cessar em Espírito e em Verdade, quer pela pátria onde habita quer por todos os homens, a fim de que sejam trazidos à verdade pela descida do Espírito Santo.
  2. Ele deve ajudar os seus irmãos a lutar, a combater e a triunfar;
    é impossível para ele servir a dois senhores ao mesmo tempo e colocar os seus sentidos na comida, pois ele é impróprio para todos os trabalhos externos.
  3. É por isso que ele deve resguardar-se e viver com moderação, dando atenção sustentada aos movimentos do Espírito Santo dentro do seu coração,2 a fim de ouvir o que o Senhor lhe diz;3
    mas, pelo contrário, um pobre temporal só lida com as coisas deste mundo.

Notas

  1. «Será que vocês não sabem que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e vos foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus.» 1 Coríntios 6, 19. [  ]
  2. «Como dono, Ele pôs a sua marca em nós e colocou no nosso coração o Espírito Santo, que é a garantia das coisas que ele guarda para nós.» 2 Coríntios 1, 22. [  ]
  3. Deus é o Fogo essencial e oculto em todas as coisas, especialmente nas coisas vivas. Esse fogo gera todas as coisas. Ele gerou-as no passado e vai gerá-las no futuro, e aquilo que é gerado é a verdadeira luz divina por toda a eternidade. Deus é um fogo; mas nenhum fogo pode arder e nenhuma luz aparecer na natureza sem a adição de ar para causar a combustão, e da mesma forma o Espírito Santo em nós deve agir como um Ar divino ou sopro ou inspiração, saindo do Fogo divino e soprando o Fogo dentro da nossa alma, para que a Luz apareça, pois a Luz deve ser nutrida pelo Fogo, e esta Luz é amor, satisfação e alegria dentro da divindade eterna.
    No Cristianismo, esta Luz é Cristo, tendo emanado da eternidade de Deus. Aquele que não tem esta Luz da consciência dentro de si está no Fogo sem Luz e vive nas trevas e no fogo do inferno. Mas se a Luz está na pessoa, então a consciência divina está nela e toma forma nela. Tal pessoa reconhecerá aquela Luz como ela existe na natureza. Todas as coisas manifestadas são, no seu interior, Fogo e Luz, onde está oculta a essência do espírito. Portanto, todas as coisas são uma trindade de Fogo, Luz e Ar. Por outras palavras, o Grande Espírito, o pai, é uma Luz divina super-essencial; a Luz tornou-se manifesta; o Espírito Santo é um ar e um movimento divinos super-essenciais. O Fogo reside no coração e envia os seus raios por todo o corpo do homem, fazendo-o viver; mas nenhuma luz nasce do Fogo sem a presença do espírito de santidade do qual brotou. [  ]
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