Anfiteatro da Sabedoria Eterna - Prólogo do Segundo Grau
SEGUNDO GRAU PROLOGÉTICO
Versão antiga ou Vulgata | Passagens citadas da Sacro Santa Escritura | Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego |
82. Escutem, filhos, a Disciplina do pai, e estejam atentos afim que vocês saibam a Prudência. | Pr 4, 1. | 82. Escutem, filhos, a Disciplina do Pai, e estejam atentos afim de conhecerem a Inteligência. |
83. Eu vos concederei um Dom excelente; não abandonem a minha Lei. | Pr 4, 2. | 83. Porque eu vos dou uma Doutrina excelente, não abandonem a minha Lei. |
84. Não rejeites, meu filho, a Disciplina Do Senhor, e não percas a coragem quando receberes dele a correção. | Pr 3, 11. | 84. Não rejeites, meu Filho, a Correção de Iahweh, e não fiques aborrecido por causa da sua increpação: |
85. Porque aquele a quem o Senhor ama, corrige-o e compraz-se nele como um pai no seu filho. | Pr 3, 12. | 85. Porque aquele a quem Iahweh ama, recebe dele a imprecação, e tal como um pai a dá ao seu filho que ama extremamente. |
86. Mantém a Disciplina; não a abandones; guarda-a, porque ela é a tua via. | Pr 4, 13. | 86. Apreende a correção; não a abandones; guarda-a porque ela é a tua vida. |
87. Compra a Verdade e não vendas a Sabedoria, nem a Doutrina, nem a Inteligência. | Pr 23, 23. | 87. Compra a Verdade e não a vendas; compra a Sabedoria e a Erudição e a Inteligência. |
88. Semeia (também) a tua semente de manhã, e que a tua mão não cesse à noite. | Ecl 11, 6. | 88. Semeia o teu grão desde a manhã, e que há noite tu não dês repouso à tua mão. |
89. (Porque) suave é a Luz e o olho fica deleitado a ver o Sol. | Ecl 11, 7. | 89 Suave verdadeiramente é a Luz; feliz é o olho ao contemplar o Sol. |
90. Vai à formiga, ó preguiçoso, e considera as suas vias, e aprende a Sabedoria. | Pr 6, 6. | 90. Vai à formiga, preguiçoso; observa as suas vias e sê sábio: |
91. Ela que, apesar dela não ter nem chefe, nem preceptor, nem príncipe, | Pr 6, 7. | 91. A qual, apesar de não ter nem chefe, nem prefeito, nem senhor. |
92. Prepara no verão o seu alimento e junta durante a colheita aquilo que come. | Pr 6, 8. | 92. No entanto, ela prepara no verão o seu alimento e junta durante a colheita os seus alimentos. |
93. Até quando dormirás tu, preguiçoso; quando te erguerás tu do teu sono? | Pr 6, 9. | 93. Até quando dormirás tu, preguiçoso? Quando surgirás tu do teu sono. |
94. Tu dormirás um pouco; tu dormitarás um pouco; tu juntarás um pouco as tuas mãos para dormir. | Pr 6, 10. | 94. Tomando um pouco de sono, um pouco de repouso, um pouco de complicação das mãos, afim de dormir: |
95. E a tua indigência virá como um viajante e a tua pobreza como um homem armado. Se verdadeiramente tu não és preguiçoso a tua colheita virá como uma fonte e a indigência fugirá para longe de ti. | Pr 6, 11. | 95 E a tua indigência virá como um viajante, e a tua pobreza como um homem armado com um escudo. (O restante falta no texto grego). |
96. Aquele que junta durante a colheita é um Filho sábio; mas aquele que repousa durante o Verão, é uma criança de confusão. | Pr 10, 5. | 96. Aquele que junta no verão é um filho inteligente; mas aquele que dorme durante a colheita é uma criança que atua com confusão. |
97. A mulher insensata e gritadeira e cheia de seduções e que não sabe nada de nada, | Pr 9, 13. | 97. A mulher insensata, que cria tumulto é simples e não sabe nada de nada. |
98. Sentou-se à porta da sua casa, num banco, num local elevado da cidade. | Pr 9, 14. | 98. E sentou-se na soleira da sua casa num banco, nos locais elevados da cidade. |
99. Afim de que ela chamasse aqueles que passam no caminho e prosseguem o itinerário deles. | Pr 9, 15. | 99. Afim de que ela chame aqueles que passam no caminho, e que se dirigem nas veredas deles, dizendo: |
100. Quem é criança volta-se para mim; e ela falou aos perversos. | Pr 9, 16. | 100. Quem é simples volta-se aqui; e ela disse a quem tem falta de coração: |
101. As água furtivas são mais doces, e o pão escondido é suave. | Pr 9, 17. | 101. As águas roubadas são doces, e o pão escondido é suave. |
102. E ele ignorou que os gigantes estão lá e que os seus convidados estão nas profundezas do inferno. Porque quem se aproxima dela desce aos infernos, e quem se afasta dela é salvo. |
Pr 9, 18. | 102. E ele não sabe, o simples, que os mortos estão lá, e que os convidados por ela estão nas profundezas do inferno. |
103. (Ó) meu filho, guarda os meus discursos e esconde em ti os meus preceitos. Meu filho, honra o Senhor e tu terás a autoridade e a força, porque em seguida tu não temerás nada. |
Pr 7, 1. | 103. Ó meu filho, guarda os meus discursos e esconde perto de ti os meus preceitos. |
104. Conserva os meus Mandamentos e tu viverás; e a minha Lei como a pupila do teu olho. | Pr 7, 2. | 104. Guarda os meus Preceitos e tu viverás, e a minha Lei como a pupila dos teus olhos. |
105. Liga-a aos teus dedos; escreve-a nas tábuas do teu coração. | Pr 7, 3. | 105 Ata-a aos teus dedos; escreve-a na tábua do teu coração. |
106. Diz à Sabedoria; tu és minha irmã; e chama à Prudência tua amiga. | Pr 7, 4. | 106. Diz à Sabedoria: Tu és minha irmã; e chama à Inteligência, tua aliada; |
107. Afim de que ela te guarde da mulher estrangeira e da mulher indigna que torna as sua palavras suaves. | Pr 7, 5. | 107. Afim de que ela te guarde da mulher indigna, da estrangeira que suaviza as suas conversas. |
108. Que o teu espírito não seja arrastado pelas vias dela, e que tu não te percas nos seus caminhos. | Pr 7, 25. | 108. Não voltes o teu coração para as suas vias, e que tu não erres nos seus caminhos. |
109. Porque ela abateu vários, feridos, e os mais fortes foram mortos por ela. | Pr 7, 26. | 109. Porque ela fez cair vários, feridos, e todos os forte, foram mortos por ela. |
110. Vias do inferno, a sua casa, penetrando nas partes interiores da morte. | Pr 7, 27. | 110. Vias do inferno, a sua casa, descendo ao leito da morte. |
111. Se a Sabedoria penetra o teu coração e a Ciência agrada à tua alma. | Pr 2, 10. | 111. Quando a Sabedoria tiver penetrado no teu coração e a cognição for suave para a tua alma, |
112. O Conselho te guardará, e a Prudência te servirá, | Pr 2, 11. | 112. A cognição te guardará e a Inteligência te conservará, |
113. Afim de que tu seja liberto da via má, e da pessoa que diz coisas perversas: | Pr 2, 12. | 113. Afim de que ela te liberte da via má e da pessoa que diz coisas perversas: |
114. Que deixam o caminho reto e caminham pelas vias tenebrosas. | Pr 2, 13. | 114. Que abandonam as veredas retas, e caminham pelas vias tenebrosas. |
115. Que rejubilam quando fazem mal e exultam nas coisas péssimas: | Pr 2, 14. | 115. Que rejubilam de fazer o mal, exultam nas perversidades do mal. |
116. Cujas vias são perversas, e as suas diligências infames. | Pr 2, 15. | 116. Cujos caminhos são perversos, e que são perversos nas suas vias. |
117. Afim de que tu sejas arrancado à mulher indigna e à estrangeira que suaviza as suas conversas. | Pr 2, 16. | 117. Afim de que ela te arranque, digo, à mulher estrangeira, à indigna que suaviza as suas conversas. |
118. E abandona o guia da sua puberdade e esqueceu o seu pacto com Deus. | Pr 2, 17. | 118. Que deserta o guia da sua adolescência e esqueceu o seu pacto com Deus. |
119. Porque a sua casa está inclinada para a morte, e os seus caminhos para os infernos. | Pr 2, 18. | 119. Porque ela inclinou a sua casa para a morte, e que os seus caminhos conduzem aos mortos. |
120. Todos aqueles que vão a ela não regressarão, nem reentrarão nos caminhos da vida. | Pr 2, 19. | 120. Todos aqueles que vão até ela, não regressarão nem tomarão os caminhos da vida. |
121. Afim de que tu caminhes na boa via e que tu guardes os caminhos dos justos. | Pr 2, 20. | 121. Afim de que tu caminhes, digo eu, pela via dos bons, e que tu guardes as veredas dos justos. |
122. Porque és tu seduzido, meu filho, por uma indigna, e ficas tu no seio de uma outra? | Pr 5, 20. | 122. Porque te deleitas tu, meu filho, com uma outra, e abraças tu o seio de uma estrangeira, |
123. O Senhor observa atentamente as vias do homem (homo) e considera todas as suas diligências. | Pr 5, 21. | 123. Quando perante os olhos de Iahweh são as vias do homem (vir) e que ele pondera todos os seus caminhos? |
124. As suas iniquidades o agarrarão, ao ímpio; ele é constrangido pelos laços dos seus pecados. | Pr 5, 22. | 124. As suas iniquidades o agarrarão, ao ímpio, e ele será retido pelos laços do seu pecado. |
125. Ele morrerá porque ele não teve a Disciplina, e na multidão da sua loucura, ele será enganado. | Pr 5, 23. | 125. Ele morrerá, porque ele não escutou a erudição, e por causa da multidão da sua loucura, ele errará. |
126. Aplica-te (assim), em tudo, na guarda do teu Coração, porque dele procede a vida. | Pr 4, 23. | 126. Aplica-te (portanto), entre todas as coisas, à guarda do teu Coração, porque dele se elevam as vidas. |
127. Afasta de ti a Boca depravada e longe de ti estejam os lábios que detratam. | Pr 4, 24. | 127. Afasta de ti a perversidade da Boca, e afasta de ti a depravação dos lábios. |
128. Que os teus Olhos vejam direito, e que as tuas pálpebras precedam os teus passos. | Pr 4, 25. | 128. Que os teus Olhos olhem na retidão, e que as tuas pálpebras dirijam a tua via à tua frente. |
129. Dirige o caminho para os teus Pés, e todas as tuas vias serão estáveis. | Pr 4, 26. | 129. Pondera o caminho dos teus Pés e todas as tuas vias serão dirigidas. |
130. Não te inclines à direita nem à esquerda; afasta o teu pé do mal. | Pr 4, 27. | 130. Não te inclines à direita nem à esquerda; desvia o teu pé do mal. |
131. Porque se tu te tornares sábio, tu o serás para ti próprio; mas se tu fores zombador, só tu carregarás o mal. | Pr 9, 12. | 131. Se tu te tornares sábio, tu serás sábio para ti próprio; mas se tu és zombador, tu carregarás sozinho o castigo. |
132. Quem renuncia à Sabedoria e à Disciplina é infeliz, e a esperança deles é vazia, e os seus trabalhos sem fruto, e as suas obras inúteis. | Sb 3, 11. | 132. Porque quem não dá valor à Sabedoria e à Disciplina é miserável; a esperança de tais gentes é vã, e os seus trabalhos infrutíferos, e as suas obras inúteis. |
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