Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 10 de Agosto
Versão antiga ou Vulgata | Passagens citadas da Sacro Santa Escritura | Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego |
222. Porque → conhecer-Te (ó Senhor) é a Justiça consumada, e → saber a tua Justiça e a tua virtude é a raiz da imortalidade. | Sb 15, 3. | 222. Porque conhecer-Te é a Justiça consumada, e compreender o teu poder, a raiz da Imortalidade. |
- Conhecer-Te, etc. - A agnição de Deus, sólida, integra, verdadeira e perfeita, é a justiça que encerra nela própria todas as virtudes.
Porque Conhecer Deus, é não só dissertar sabiamente sobre a Natureza Divina (que me seja permitido com S. Pedro, 2Pd 1, 4, dizer Natureza Divina) mas também compreender e realizar a sua vontade, que é declarada na Lei (pela voz da Justiça Divina) e no seu Verbo Ele Próprio Macro e Microcosmicamente escrito; quer dizer temer Deus e acreditar na sua misericórdia.
Assim, diz Jeremias (Jr 9, 24): «Que o ser humano se glorifique de me conhecer, eu que sou o Senhor que faço Julgamento, Justiça e Misericórdia»; quer dizer que pune os pecadores e que perdoa (por causa da Sabedoria incarnada, quer dizer Jesus Cristo crucificado) àqueles que fazem penitência; e que exerce a misericórdia para com aqueles que me temem e que creditam em mim.
S. João (1Jo 2, 3 e 4): «A prova de que conhecemos Deus está em cumprirmos os seus mandamentos. Aquele que disser que conhece Deus, mas não cumprir os seus mandamentos, é um mentiroso, uma pessoa que falta à verdade.»
Assim o Salmo 147, 11 (vulg. 146) encerra o resumo desta Doutrina: «O Senhor compraz-se nos que o temem, nos que esperam na sua misericórdia.»
E Cristo (Jo 17, 3): «E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.»
É a única raiz da imortalidade.
É realmente uma grande parte da Sabedoria, o conhecer a Criatura e a Natureza; uma ainda maior o conhecer-se a si próprio; a maior e soberana, o conhecer Deus.
Isto foi retamente, saudavelmente, verdadeiramente e sabiamente dito por S. Agostinho: «Concede-me, Senhor, que eu me conheça e que eu te conheça.»
Que isto também seja repetido por mim. Ó Iahweh, ajuda-me e concede-me que eu queira! Amém.
Eu acrescento: Tu conhecer-te-ás a ti próprio quando, pela luz Deífica resplandecente, no espelho tri-um da majestade Divina tri-una (que é o Universo criado, o Verbo escrito e incarnado e a Alma em nós próprios Divinamente inspirada) pelos olhos quer do corpo quer do espírito, Teo-Soficamente, Fisicamente, Físico-Medicamente, Físico-Quimicamente, Físico-Magicamente, Hiperfísico-Magicamente, Cabalisticamente, tu te vires, te olhares e te contemplares a Ti próprio.
Então tu verás tais quais são todas as coisas que tu realizarás; tu verás as marcas, as deformidades e as manchas do corpo, do espírito e da alma.
É por isso que tu poderás clamar penitencialmente a Iahweh, com o Salmografo Real (Sl 51): «Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua grande misericórdia; apaga as minhas iniquidades, segundo a multidão das tuas compaixões. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.» E o que se segue.
Lava, ó Senhor, o que está sórdido; rega o que está árido; sanifica o que está doente; dirige o que está desviado.
Então, tu serás lavado e purificado; então, Teo-Soficamente assim lavado e purgado, tu conhecerás Deus; porque «bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão Deus» (Mt 5, 8).
Então, tu terás procurado e terás encontrado o Reino de Deus e a sua justiça; então, Todas as outras Coisas (os Bens e os Dons do Espírito da Sabedoria anotadas no versículo seguinte, se tu orares Teosoficamente e laborares Sabiamente) se darão a ti (Macro e Micro-Cosmicamente).
Bem-aventurado portanto, e sábio, quem se conhece retamente.
Quem conhecer Deus e a Si próprio, Todas As Coisas citadas poderão ser dele. Ver a figura segunda deste Anfiteatro. - Saber - Onde então? Nos livros da Sacro Santa Escritura, na Natureza e em Ti próprio, iluminado pelo raio da Divindade.
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