Teosofia Prática - Da nona forma
- Quando portanto o ser humano é trespassado pela espada do Querubim e que assim ele superou Deus e o Homem, a celeste Sofia reencontra-se com ele na nona forma;1
Ela refresca a sua alma numa doçura inexprimível, ela veste-o de novo com a sua presença celeste:
Então a alma torna-se num anjo de Deus, que habita no Céu e pode conversar com Deus. - Porque é só com esta nova roupagem que a alma pode chegar diante da Santíssima Trindade e servir o Deus Santíssimo, em espírito e em verdade, como Melquisedeque, sacerdote do Altíssimo.
- A alma chega ao seu objetivo como uma noiva que suspira desde há longos meses pelo noivo Jesus, e que é por fim conduzida à câmara nupcial;
Mas é preciso que a alma tenha passado pelas formas do Fogo e que ela tenha completado os seus anos de prova. - Porque o Pai não aceita filhos para esposos da sua cara Sofia ou Jesus, ele não conduz nenhum ao leito nupcial, que não seja puro e constante;
E a celeste Sofia também não se confia aos braços do seu bem-amado se também não estiver bem certa disso de muitas maneiras, porque ela foi enganada por Adão. - E apesar de ela descer, algumas vezes, para se juntar com o seu amante, dentro da convulsão tenebrosa, afim de que ele não se entristeça e não se desespere, ela não permanece lá muito tempo;
Ela retira-se em breve para o ser humano interior como dentro do seu PRINCÍPIO interior.
É por isso que a paciência e a humildade são necessárias. - Mas aquele que fraqueja e que crê poder forçá-la a unir-se pela obstinação ou a impaciência, e por uma propriedade poderosa, esse deve saber que Deus não tem para com ele nenhuma complacência, e que a sua cara Virgem não tem estimação pelo seu egoísmo;
Porque a graça só responde aos humildes e aos mansos.
Notas
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