Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 16 de Abril
Versão antiga ou Vulgata | Passagens citadas da Sacro Santa Escritura | Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego |
106. → Diz à Sabedoria; tu és minha irmã; e chama à Prudência tua amiga. | Pr 7, 4. | 106. Diz à Sabedoria: Tu és minha irmã; e chama à Inteligência, tua aliada; |
- Diz à Sabedoria, etc. - Bom Deus, o que é isto? Dizer à Sabedoria Eterna: tu és Minha Irmã, e chamar à Prudência de Deus minha Amiga!
Ousarei eu isso, eu pobre mortal? Que farei eu?
Eu obedecerei sabiamente ao Sábio; desejando do mais profundo do meu coração, pela estimulação do movimento da própria Sabedoria, vertendo, por causa da alegria interior, lágrimas penitenciais, que são a matéria primordial da Regeneração, eu digo e eu direi sempre à Sabedoria de Iahweh: sê minha amiga, formosa mea, minha pomba!
Eu escolho-te, ó tu a quem eu me dirijo porque só tu me agradas!
Vem para dentro do jardim da minha Alma!
Vem, vem, vem, meu coração! minhas delícias!
Ó Hhochmahel ! ó Benahél ! ó muito frutuoso advento da Sabedoria verdadeira em nós!
Eu gosto muito da frase que o Filósofo Sócrates, Ateniense, trazia esculpida no seu selo: «A Sabedoria do homem é a sua amiga; a sua loucura é a sua inimiga.»
O que há de mais semelhante, eu pergunto-te, às palavras da passagem citada do nosso Sábio, se nós o escutarmos devotamente e Cristãmente, da Sabedoria Eterna, única verdadeira?
Jesus Cristo, theanthrôpos (que é a Sabedoria de Deus feita carne por causa de nós) é verdadeiramente um amigo, e mesmo um irmão muito suave, que penetra as coisas incertas.
Neste Arquétipo, imitando-o fielmente, conheçamos, tentemos e impetremos Todas as Coisa, Cristiano-Cabalisticamente, e Físico-Magicamente, Teosoficamente.
Pela Sabedoria são conservados aqueles, quais quer que sejam, que agradaram ao Senhor desde o princípio, versículo 270. Ver o capítulo 10 completo do Livro da Sabedoria.
Seguidamente, Tu disseste, ó melhor dos irmãos (Mt 8, 20): «As raposas têm covis e os pássaros do céu têm ninhos, mas o filho do homem não tem onde descansar a sua cabeça.»
E eu, eu te conjuro, inclina a cabeça: eu me descubro completamente para ti, eu sou todo teu; não mais para que tu te repouses, mas que por causa de ti, pelo Corpo, o Espírito e a Alma, seja para mim o repouso eterno.
Santo Agostinho concorda com as nossas palavras nas suas meditações, no cap. 7 e 8, onde diz: «Eu amo-te, ó meu Deus, com um grande amor; mas eu desejo amar-te ainda mais; concede-me portanto de te amar sempre tanto quanto eu quero, tanto quanto eu devo, afim de que tu sejas a minha única intenção e toda a minha meditação; de te meditar cada dia sem cessar, de te conhecer no sono da noite; faz com que o meu Espírito fale contigo, que a minha Alma converse contigo; que o meu coração seja iluminado com a luz da tua Santa Visão, afim de que, sendo tu o meu condutor, o meu reitor, eu caminhe de virtude em virtude, e que eu te veja enfim, ó Deus dos Deuses em Sião, não como num Espelho, através dos mistérios e dos enigmas, mas então verdadeiramente face a face.» Amém.
Aprofunda aquilo que eu quero, filho da Doutrina.
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