Aurora Nascente - 3. Dos que ignoram e negam esta ciência

  1. Esta gloriosa ciência de Deus e doutrina dos santos, este segredo dos filósofos e remédio dos médicos é desprezada(o) pelos insensatos 1, porque eles desconhecem o que ela é.
  2. Eles desprezam a bênção e assim ela permanece longe deles 2; tal sabedoria não convém a ignorantes; aquele que não a conhece é seu inimigo e não sem razão.
  3. Assim é que diz Speculator: Zombar da ciência é a causa da ignorância, e não se deve alimentar os asnos com alface se eles se satisfazem com cardos 3; e não se deve jogar aos cães o pão das crianças nem lançar pérolas aos porcos 4.
  4. Tais zombadores não partilharão desta ciência, pois quem revelasse a indignos os segredos desta ciência gloriosa romperia o selo do céu 5; e também o espírito desta sabedoria não poderia entrar num corpo grosseiro, nem um insensato compreendê-la por causa da loucura do seu entendimento.
  5. Os sábios de fato não falaram com os insensatos, pois quem fala com um insensato fala com um adormecido 6.
  6. Morienus diz: Se eu quisesse decifrar as coisas como elas realmente se comportam, não haveria mais lugar para a prudência, pois o insensato seria igualado ao sábio e nenhum mortal sob o círculo da lua choraria 7 por causa do tormento da fome cansada pela sua madrasta, a pobreza, pois o número dos insensatos nesta ciência é infinito 8.

Notas

  1. Pr 1, 7. [ ]
  2. Sl 109, 17. [ ]
  3. Cf. Roger Bacon: De mirabilis potestate artis et naturae. Artis Auriferae, 1610, 1.c., II, p. 340 e Rogerii Baconis Epistula, Theatr. Cham., 1622, vol. V, p. 956. [ ]
  4. Mt 7, 6 e Mt 15, 26. [ ]
  5. Cf. Aristóteles, Secreta secretorum, 1528, fol. V (2). [ ]
  6. Eclo 22, 10. [ ]
  7. Cf. o mesmo dito de Rasis em Lumen luminum, citado em Petrus Bonus, Pretiosa Margarita Novella, 1546, ibid., p. 42. [ ]
  8. Cf. J. G. Graesse: Os dois fabulários mais antigos da Idade Média, do Bispo Cirilo, Speculum Sapientiae e de Nicol. Pergamenus Dialogus Creaturarum, Tübingen 1880, p. 27. [ ]
[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Aurora Nascente » 3. Dos que ignoram e negam esta ciência