Aurora Nascente - 3. Dos que ignoram e negam esta ciência
- Esta gloriosa ciência de Deus e doutrina dos santos, este segredo dos filósofos e remédio dos médicos é desprezada(o) pelos insensatos 1, porque eles desconhecem o que ela é.
- Eles desprezam a bênção e assim ela permanece longe deles 2; tal sabedoria não convém a ignorantes; aquele que não a conhece é seu inimigo e não sem razão.
- Assim é que diz Speculator: Zombar da ciência é a causa da ignorância, e não se deve alimentar os asnos com alface se eles se satisfazem com cardos 3; e não se deve jogar aos cães o pão das crianças nem lançar pérolas aos porcos 4.
- Tais zombadores não partilharão desta ciência, pois quem revelasse a indignos os segredos desta ciência gloriosa romperia o selo do céu 5; e também o espírito desta sabedoria não poderia entrar num corpo grosseiro, nem um insensato compreendê-la por causa da loucura do seu entendimento.
- Os sábios de fato não falaram com os insensatos, pois quem fala com um insensato fala com um adormecido 6.
- Morienus diz: Se eu quisesse decifrar as coisas como elas realmente se comportam, não haveria mais lugar para a prudência, pois o insensato seria igualado ao sábio e nenhum mortal sob o círculo da lua choraria 7 por causa do tormento da fome cansada pela sua madrasta, a pobreza, pois o número dos insensatos nesta ciência é infinito 8.
Notas
- Pr 1, 7. [ ↑ ]
- Sl 109, 17. [ ↑ ]
- Cf. Roger Bacon: De mirabilis potestate artis et naturae. Artis Auriferae, 1610, 1.c., II, p. 340 e Rogerii Baconis Epistula, Theatr. Cham., 1622, vol. V, p. 956. [ ↑ ]
- Mt 7, 6 e Mt 15, 26. [ ↑ ]
- Cf. Aristóteles, Secreta secretorum, 1528, fol. V (2). [ ↑ ]
- Eclo 22, 10. [ ↑ ]
- Cf. o mesmo dito de Rasis em Lumen luminum, citado em Petrus Bonus, Pretiosa Margarita Novella, 1546, ibid., p. 42. [ ↑ ]
- Cf. J. G. Graesse: Os dois fabulários mais antigos da Idade Média, do Bispo Cirilo, Speculum Sapientiae e de Nicol. Pergamenus Dialogus Creaturarum, Tübingen 1880, p. 27. [ ↑ ]
[ Anterior ] | [ Índice ] | [ Seguinte ] |
Início » Textos » Aurora Nascente » 3. Dos que ignoram e negam esta ciência