Teosofia Prática - Do ser humano natural - Prólogo

  1. Na Figura aqui presente, que é a primeira do nosso autor CENTRAL e iluminado, o caro leitor aprende o que é a queda de Adão e como é que ele rompeu completamente com Deus e com o Sim.
  2. Ele tornou-se num raio pessoal, da ESSÊNCIA estrangeira e falsa, que se chama de mentira.
    É Satanás, a antiga serpente, elevada nos corações dos nossos primeiros pais, e que devido a isso, o nosso adorável Salvador, que é para nós espírito e vida, chama o pai da mentira (João 8, 44).1
    Essa essência roda sobre ela própria, para o bem e para o mal, e só atinge o sol exterior.
  3. A alma está morta interiormente, ela tornou-se no inferno onde atua a corrupção eterna.
  4. Que o ser humano se afaste dela, portanto, para bastante longe e volte a sua coragem para Deus.
  5. É o que se chama fazer penitência;
    a operação é no coração, as orações arrastam-no com força para fora do Abismo infernal, batendo com violência à porta do Céu e atraem-no a ele na Fé.
  6. Isto inclui a Regeneração;
    a centelha da fé brilha nas profundezas da Alma;
    o coração passa através do Fogo da Angústia, na santa combustão da qual se elevam a confiança e o abandono em Deus, e Jesus deseja uma estatura no coração.
  7. Com isto, a Fé na força de Jesus estoira através de toda a potência de Satanás;
    e todas as cadeias da cólera e da obscuridade, que garrotavam a alma nas Formas da Natureza, são quebradas, e o jugo de Satanás é rejeitado.
  8. Isto acontece pela morte;
    Jesus mostra-nos isto pela sua morte, que é preciso sofrer uma semelhante agonia, quando a nossa alma, que se estende com todas as suas forças pela oração diante de Deus, se torna ela própria na árvore da Cruz.

Notas

  1. «Vocês têm por pai o diabo, e querem satisfazer os desejos do vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.» João 8,44. [  ]
[ Anterior ] [ Índice do Capítulo 2 ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Teosofia Prática » 2. Do ser humano natural » Prólogo