A Sabedoria e a sua Virtude - 67. Ser Misericordioso



A Sabedoria, diz-se, é grande mas não se parece com nada.
É porque ela é grande que ela não se parece com nada.
Se ela se tivesse posto a parecer com alguma coisa,
Há muito tempo que ela seria pequena.

Eu tenho três tesouros que guardo com firmeza e conservo ciosamente:
O primeiro é a misericórdia,
O segundo é a frugalidade,
O terceiro é a timidez de tomar a cabeça do mundo.

Misericordioso, eu serei corajoso,
Frugal, eu posso mostrar-me generoso,
Tímido para governar, eis-me chefe supremo.

Quem pretende ser corajoso sem passar pela misericórdia,
Quem pretende ser generoso sem passar pela frugalidade,
Quem pretende ser o primeiro sem se colocar na última fila,
Esse corteja a morte.

Misericórdia: agente da vitória no combate,
Firme muralha da defesa.
Ao misericordioso, o Céu socorre,
E faz-lhe um abrigo com a sua misericórdia.


[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » A Sabedoria e a sua Virtude » 67. Ser Misericordioso