Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 31 de Dezembro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
365. → Não acrescentes nada às suas palavras, com receio de que sejas apanhado e considerado mentiroso. Pr 30, 6. 365. Não acrescentes às suas palavras com receio de que sejas apanhado e repreendido como mentiroso.


  • Não acrescentes nada, etc. - A razão é porque todos os seres humanos são mentirosos; só Deus é a fonte límpida da verdade; é por isso que é a Lei de Deus imaculada que converte as almas; é o testemunho fiel de Deus que dá a Sabedoria às criancinhas.

    Salmo 19, 8: O Verbo Eterno de Deus, desde o começo, verdade da própria verdade, irrepreensível, e cria as almas dos crentes.

    Porque ele contém a agnição de Deus e do Salvador; e esta agnição é vida eterna (Jo 17, 3).

    E é verdadeiramente a Regra e a norma de vida, imaculada, sincera, integra, perfeita, não contendo nada de iníquo nem de vão, afastando as almas dos erros, desviando do mal, instaurando a imagem de Deus; ela é fiel, não enganosa, porque Deus mantém as suas promessas; ela concede a Sabedoria aos rudes, aos incultos e aos loucos, segundo o mundo (1Cor 2) e tranquiliza a consciência; ela mostra os verdadeiros cultos de Deus, as promessas infalíveis; e com os seus sacramentos, a fé, a esperança, a dileção, a humildade, a paciência, a invocação e a glorificação do nome Divino.

    Sabe: Cada vez que eu lia, desde a idade mais tenra, as palavras do Prólogo acima nos livros do Rei Sábio, sempre este pensamento se apresentava na minha alma (sem nenhuma dúvida pela monição da voz de Deus falando em mim): São grandes e quase incríveis coisas que tu lês aqui, respeitantes aos frutos e aos tesouros da Sabedoria; contudo nada falsas, fingidas ou mentirosas. Ah ! como chegarás tu a esta cognição ?

    Deus sabe, porque eu não seria capaz de dizê-lo, até que ponto eu ficava alterado de verdade. Eu invocava portanto Deus, a fim de que ele me mostrasse a Verdade; e Ruach Hhochmael, o Espírito da Sabedoria Divina conduziu-me, pelo método que eu expus no versículo 294, na Universal verdade das coisas que eu tratei neste Anfiteatro Universal.

    Glória a Deus in excelsis, por ele ter manifestado tais coisas aos amadores da Teo-Sofia, herdeiros fiéis e amados da Sabedoria Eterna, única verdadeira.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Sétimo grau » 31 de Dezembro