Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 20 de Agosto


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
232. Portanto, o seu começo é → o verdadeiro desejo da Disciplina. Sb 6, 18. 232. Portanto o seu começo é a verdadeira procura da erudição; a preocupação da erudição, → o amor.


  • O verdadeiro desejo da Disciplina - Porque aquele que ama a disciplina, quer dizer a admonição, a correção, a repreensão e a dissuasão para sair da via má, da via viciosa, esse ama a ciência; mas aquele que odeia as increpações é insipiente (Pr 12, 1).

    Tal é também a Disciplina de Deus na tribulação e na cruz; a Disciplina envia-nos e permite-nos Divinamente aquelas (tribulação e cruz) afim de que elas nos chamem à penitência, e que nós provemos nelas a consolação Divina pela qual sentimos que somos amados, ensinados e defendidos por Iahweh.

    «A vexação dá o intelecto», diz Isaías (Is 28, 19).

    De onde S. Paulo: A Tribulação produz a paciência; a paciência, a provação, quer dizer a agnição da vontade de Deus para conosco.

    Aquele que não é tentado, o que sabe ele? dizia com razão a devota Antiguidade.

    Sê banido do nosso Oratório e do nosso Laboratório, tu que repudias o castigo; eu anuncio-te que tu nunca te tornarás num Cristiano-Cabalista, Físico-Mago ou Físico-Químico; tu continuarás a ser um sofista.

    Aceitando pacientemente a nossa cruz, carregamos ao mesmo tempo a cruz de Cristo; seguí-lo-emos a ele próprio imitando-o; abriremos esta porta das virtudes e entraremos no Reino Perpétuo da Sabedoria; ao fugirmos à Disciplina fecharemos esta porta.

    Chegaremos aos esplendores augustos por uma via e uma porta estreitas.

    Importa que estejamos primeiro com Cristo nos Infernos antes de ascendermos com ele ao Céu.
  • O amor - Nenhuma conjunção e copulação pode ter lugar sem a intervenção do amor e do santo desejo.

    Porque aqueles que estão imbuídos do amor meretricial, quer dizer mundano e vão, são indignos da conjunção da Sabedoria Celeste.

    Acredita em mim, aqueles que querem as coisas terrestres não podem ter as coisas celestes.

    E qualquer um que ama é digno de ser amado.

    E, verdadeiramente, este santo amor da Sabedoria é a flâmula do Espírito Santo, alumiada pelas orações assíduas.

    Esta, brilhando nos nossos corações, abre a via que leva à Sabedoria Celeste.

    Porque, amar a Sabedoria, é realmente adquiri-la.

    A Sabedoria Divina é de tal forma fiel no amor, que ela só pode dar o seu santo amor ao amante que a ama em retorno e que satisfaz o santo desejo do seu amor.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 20 de Agosto