Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 22 de Julho


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
203. → Onde esteve a soberba, estará também a afronta; pelo contrário, onde está a Humildade, está a Sabedoria (Pr 16, 5). Todo o arrogante é → a abominação do Senhor. Pr 11, 2. 203. Quando vem a soberba, vem também a ignomínia; e com os humildes a Sabedoria (Pr 16, 5). Todo o soberbo de coração é a abominação de Iahweh.


  • Onde esteve a soberba, etc. - Iahweh abomina os soberbos porque os soberbos resistem à majestade Divina; é por isso que Deus também resiste aos soberbos (1Pd 5, 5).

    Porque só os humildes estão submissos à graça Divina, Deus dá então a graça aos humildes.

    Porque os soberbos atacam a majestade de Deus, Deus pune-os ou pelo erro dos seus conselhos ou pela infelicidade nos fins das suas ações, de modo que todos os conselhos deles e os empreendimentos deles sejam convertidos na sua própria ignominia, confusão e ruína; e, pelo contrário, ele orna os humildes com a Luz, o Dom do Espírito da Inteligência, do conselho, da fortaleza, do poder, da cognição que são os dons e as fontes dos felizes sucessos na governação e nas ações humanas.
  • A abominação do Senhor - Deus quer que nós conheçamos e confessemos de boca e de coração que são dos Bens e dos Dons de Deus que nós desfrutamos em toda a vida; e que nós não atribuímos nada à nossa prudência e às nossas forças.

    «Não por nós Senhor, não por nós, mas em teu Nome dá a glória» (Sl 115, 1).

    «Vale mais o paciente que o arrogante» (Ecl 7, 9).

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Quinto grau » 22 de Julho