Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 11 de Junho


Escutemos de novo
O Sábio


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
162. → O Senhor fundou a Terra pela Sabedoria, → e estabilizou os Céus pela Prudência. Pr 3, 19. 162. Iahweh fundou a Terra na Sabedoria, estabilizou os Céus na Inteligência.


  • O Senhor fundou pela Sabedoria, etc. - É por isso que se tu desejas ser perfeitamente instruído sobre a criação do Mundo, do Caos, da primordial Hilê, ou Matéria primeira, da Alma do Mundo chamada Natureza, do Mediador, quer dizer do Espírito Etérico (que é o Céu) que une e faz copular estes dois extremos, a Matéria e a Forma, o Corpo e a Alma, em todo o globo sublunar (que é movido por Deus); do Céu, quer dizer do Espírito etérico solidamente firmado no alto, daí o seu nome de Firmamento; dos Princípios, dos Elementos e dos seus frutos; de todas as coisas que estão contidas no Universo desde o mais alto dos Céus até ao mais fundo do Centro da Terra; e por fim de todo o ornamento Macro e Microcósmico: (o que é a obra Cabalística de Bereshit, quer dizer da Sabedoria da Natureza) se tu desejas, digo eu, ser instruído, ensinado e informa na Bereshit, (toma isto como certo e não como uma simples opinião) recorre frequentemente Teosoficamente à Sabedoria de Iahweh (Verbo de Deus, pelo qual todas as coisas são feitas, e sem o qual nenhum das coisas existentes teria sido feita, Jo 1, 3) segundo as Leis e a Doutrina deste Anfiteatro; escuta-a, vê-a, observa-a instruindo-te maravilhosamente na Sacro Santa Escritura, no Livro da Natureza e na tua Alma Divinamente iluminada; tu a encontrarás, só e única preceptora verdadeira, conduzindo-te na Verdade Natural, hiperfísica e Divina, Universal.

    Ó tu, Cristiano-Cabalista, Físico-Mago e Físico-Químico, em Orando e Laborando (como ensina este Anfiteatro) em entrando sabiamente pelas cinquenta portas da Inteligência, às quais os Cabalista consagram tantos estudos penosos, e que foram divinamente recebidos por Moisés, servidor de Deus e anotados numa ordem admirável (Gn 1), tu ascenderás, revestido pela unção do Espírito Santo, tu ascenderas, digo eu (como pela escada de Jacó) à obra da Merkabah que é a Sabedoria da Divindade que respeita às mais sublimes contemplações e à ciência verdadeiramente espiritual, afim de que tu desfrutes de Deus, Paterno, Fraterno e Amigo, o que é o Sabbath dos Sabbaths, o Jobel (Jubileu) último eterno.

    Esta é a via real e católica, pela qual se deve encontrar a Pedra (que muitos ansiosos procuraram sinistramente e ainda procuram) dos Filósofos, Saturninamente colocada por Iahweh no centro do Mundo.

    Os outros são todos rodeios Labirínticos.

    Tu que conheces o Sal de Saturno Católico, e cujo mistério resplandece Filosoficamente no Denário, guarda o silêncio.

    É preciso dar feno ao boi, e apenas açúcar ao papagaio.

    Ó loucos e ímpios, que, antes de terem obtido a unção do Espírito Santo, trabalham seguindo alguns pérfidos Filósofos pagãos (espíritos malignos, mestres do erro) comecem portanto a aprender daquela que é a Sabedoria Eterna, encarnada no mundo, única verdadeira, de reentrar em vocês próprios pelo influxo sagrado do Espírito Santo nas suas próprias palavras (conduzido pela mão de Deus) que vocês poderiam receber, e que vocês deveriam conhecer.

    A Sabedoria de Iahweh única e só, deve, pode e quer ensinar-nos sabiamente no seu Livro Tri-um, quer dizer na Sacro Santa Escritura, na Natureza e no Espelho da nossa Alma. Ver o versículo 260.
  • E estabilizou os Céus - Quer dizer firmou o Espírito etéreo que é, e é chamado o Céu. É o Firmamento (Gn 1).

    Pelo Verbo do Senhor, os Céus são firmados, e pelo Espírito da sua boca, todos os seus ornamentos (Sl 33, 3; vulg. 32).

    Ver o versículo 261, e a figura terceira deste Anfiteatro. Quest. quinta.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Terceiro grau » 11 de Junho