Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 1 de Maio



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
121. → Afim de que tu caminhes na boa via e que tu guardes → os caminhos dos justos. Pr 2, 20. 121. Afim de que tu caminhes, digo eu, pela via dos bons, e que tu guardes as veredas dos justos.


  • Afim de que tu caminhes na boa via - A boa via é a via da Sabedoria, da justiça, da santificação, da redenção, da verdade, da vida (1Co 1, 30).

    E as vias universais do Senhor são a misericórdia e a verdade (Sl 25, 10, Vul. 24).

    A boa via é a via da humildade, da mansidão, da constância, da taciturnidade, da fé, da caridade, da esperança, da paciência.

    De acordo com S. João, a Sabedoria incarnada dizia aos que, Judeus, acreditavam nele: «Se vocês cumprirem a minha palavra, vocês serão verdadeiramente meus discípulos, e vocês conhecerão a verdade e a verdade vos libertará» (Jo 8, 31).

    Por isso, permanece, eu aconselho-te, na palavra da Sabedoria, para que tu sejas discípulo da Sabedoria, preceptora muito fiel e que não sabe enganar; para que tu conheças Toda a Verdade; que tu avances, Cabalista, Mago, Físico-Químico, na boa via, tanto nas coisas Físicas e Hiperfísicas como Divinas, e que, pelo dogma da verdade tu sejas liberto do erro e do desvio.
  • Os caminhos dos justos - são os exemplos da virtude, da piedade, e principalmente da imitação da vida de Cristo, nosso Salvador.

    É por isso que o Apóstolo diz: «Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo» (1Co 11, 1).

    É por esta via que é necessário examinarmo-nos no Oratório e no Laboratório.

    Além disso, esta via é-te mostradas sinoticamente neste Anfiteatro e neste Prólogo, pelos seus sete graus, que nos conduzem ao Santuário da Sabedoria Eterna, única verdadeira.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Segundo grau » 1 de Maio