Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 24 de Abril



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
114. Que deixam o caminho reto e caminham pelas vias tenebrosas. Pr 2, 13. 114. → Que abandonam as veredas retas, e caminham pelas vias tenebrosas.


  • Que abandonam - Quer dizer, aqueles que abandonam os verdadeiros caminhos da Sabedoria; e que a Sabedoria abandona por sua vez, e que ela entrega aos sentidos reprovados, pela mais perfeita equidade (S. Paulo, Romanos, 1, 28 e seguintes), de modo que eles andam nas vias tenebrosas, e fazem ações indignas, estão cheios de todas as injustiças (pesa estas palavras, eu peço-te, tu que julgas a Terra, Eclesiasticamente, Politicamente e Escolasticamente, versículo 65 e seguintes) de impudência, de malícia, de avareza; eles estão cheios de inveja, de assassinatos, de contenções, de fraudes; eles estão corrompidos nos seus costumes, denunciadores, caluniadores, inimigos de Deus, contumazes, orgulhosos, gloriosos, excogitadores de maus, insubmissos aos seus pais, privados de inteligência, não fiéis nos pactos, estrangeiros à afeição da caridade; infiéis, imisericordiosos.

    Que aquele que tem a vontade e se congratula de se chamar e de ser filho da verdadeira Sabedoria, examine os seus atos e os seus feitos e aproxime a sua Consciência desta pedra de toque (de qualquer ordem, estado ou faculdade que seja).

    As suas Assinaturas demonstram-nos com a mais perfeita evidência que aqueles que são tais como foram descritos mais acima não podem saber nada nem opinar nada de firme, de sólido e de reto; porque quando eles opinam eles estão sempre em contestação e disputa, e nunca chegam ao fim da verdade.

    «Porque ao disputar demasiado, a verdade foge», de acordo com os provérbios de Públio Clódio ou Varrão.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Segundo grau » 24 de Abril