Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 1 de Março



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
60. → Assim eles comerão o fruto da sua via e eles ficarão saciados com os seus conselhos. Pr 1, 31. 60. Assim eles comerão o fruto da sua via, e eles ficarão saciados com os seus conselhos.


  • Assim eles comerão - Eles desfrutarão portanto dos frutos dos seus estudos e dos seus trabalhos, que estão diametralmente em contradição com os frutos da Teo-sofia (Sabedoria Divina).

    E quais são os frutos destes trabalhos?

    Eles são realmente bem escolhidos; por exemplo: a vaidade, o engano, os sofismas, a avareza (raiz de todos os males), o orgulho (que Deus quebra), a confiança enganadora, a loucura, o desespero, a ignomínia, a tristeza, os remorsos da má consciência (cujo verme roedor não se cansa), a confusão e a morte eterna que é o inferno.

    Que eles usem portanto dos seus conselhos perversos até à saturação e mesmo até à náusea.

    Porque não quererão obedecer à Sabedoria verdadeira, eles serão abandonados (pelo justo julgamento de Deus) aos pensamentos reprovados, afim que eles obedeçam ao espírito das trevas, da mentira, do erro e da sedução, e se percam na ignominia.

    E não é sem razão, visto que eles mesmo o quiseram; eles abandonaram Deus; por esta razão, Deus, em retorno os abandonará à sua justiça, afim que pelos seus conselhos perversos, eles se dividam perversamente e percam.

    A perdição deles virá deles próprios. Eles a quiseram; eles a terão.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 1 de Março