Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 26 de Fevereiro



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
57. Então eles me invocarão → e eu não os favorecerei; eles se levantarão desde a manhã e → não Me encontrarão: Pr 1, 28. 57. Então eles me invocarão, e eu não os favorecerei; eles me procurarão desde a manhã e não me encontrarão:


  • E eu não os favorecerei - Porque eles virão depois da festa.

    Chegar a tempo é sempre o melhor. Estejam avisados, peço-vos, pela semelhança das dez virgens, cinco loucas e cinco prudentes (Mt 25).

    Preparem no tempo da graça, o óleo do Espírito Santo para as lâmpadas dos vossos espíritos, a Doutrina para as vossas almas, afim que possua um alimento e que brilhe frutuosamente a lâmpada da vossa Alma, divinamente iluminada por esta luz do Pai das luzes, que brilha no meio das trevas do mundo, e faz fugir os poderes das trevas, e pela qual vem todo o bem e todo o Dom perfeito.

    Desde a manhã portanto, quando vocês ouvirem a voz da Sabedoria verdadeira, tenham o cuidado de não fecharem os vossos ouvidos.
  • Não Me encontrarão - Porque eles não terão seguido só e unicamente a via Real que leva à Sabedoria (que é o temor do Senhor) eles não a reencontrarão nem a encontrarão verdadeiramente; eles caminham como os sofistas, e como as loucuras fanáticas e insensatas da Sabedoria mundana; também pelas vias tenebrosas, afastando-se da verdade, eles desviam-se da linha direita para a esquerda, e nada se apresentará a eles, mesmo que eles se tenham levantado de madrugada.

    Nós ensinamos por conseguinte que é impossível procurar, encontrar e conhecer Deus, sem Deus, ou falar de Deus sem Deus. Daí este mandamento: não fales de Deus sem teres luzes.

    Porque sem a sua vontade, sem a sua luz, não há nada dentro do ser humano que seja inocente, como canta a Igreja.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 26 de Fevereiro