Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 15 de Fevereiro



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
46. → Agora portanto, meus filhos, escutem-me. Bem-aventurados → aqueles que guardam as minhas vias. Pr 8, 32. 46. Agora então, meus filhos obedeçam-me, e bem-aventurados aqueles que guardarem as minhas vias.


  • Agora - Seguidamente, dado que tu entendeste quem, qual e quanto grande Eu Sou, Eu, a Sabedoria.
  • Aqueles que guardam as minhas vias - quer dizer, aqueles que servem e realizam os meus mandamentos.

    Vocês são meus amigos, diz Cristo, a Sabedoria incarnada, S. João 15, 14, se vocês Realizarem as coisas que eu vos ensino.

    E Ibid. cap. 13, vers. 17. Vocês serão Bem-aventurados se vocês as Realizarem.

    S. Lucas 8, 21: São a minha mãe e os meus irmãos, aqueles que ouvem o verbo de Deus e o Realizam.

    Fazer o que ensina a Sabedoria de Deus, é caminhar nas suas vias.

    É por isso, que aquele que quer adquirir a vida, corrige primeiro a sua vida, afim que a vida venha a ele.

    Cristo é o Arquétipo que ensina, induz e que deve ser imitado pelo Sábio Bem-aventurado e verdadeiramente Cristão.

    É necessário observar que, durante todo o tempo que residimos sobre esta terra, apesar de ser necessário que existamos e vivamos neste Mundo, nós devemos no entanto fugir diariamente e abandonar o mundo imundo.

    Como fazer isso? Se nós não aderirmos, quero dizer, pelo coração, pelas palavras e pelos atos aos mundanos imundos, então nós não vivemos mundanamente com este mundo imundo; então seguimos Cristo e imitamos o Arquétipo pela vida Teosófica. E isto, é aproximar-se de Deus.

    Quem se aproxima dele será iluminado, conjunto e unido a ele.

    É necessário que aquele que escolhe a união se Deifique e as sublimes contemplações tornam-se pela seu alma, espirituais, boas e sublimes no Espírito do Todo-Poderoso.

    A conjunção e a união faz-se entre semelhantes e não entre dissemelhantes.

    Em vez de se extraviar na circunferência mundana, é no centro, quer dizer Deus, que se encontrará e que se conhecerá Deus ele próprio. Ver o versículo 132.

    Por esta via da Sabedoria, tu te afastarás do mundo na companhia de Cristo, apesar de tu continuares a viver e a conversar diariamente neste Mundo; porque apesar de estares mundanamente no meio dos vivos, tu não vives mundanamente, mas Teosoficamente, e com Cristo.

    Cristo comia e conversava com os pecadores, os Publicanos, os Fariseus, os heréticos; tu igualmente poderás fazer o mesmo, tu que eras há um momento atrás um enorme pecador, um Publicano, um Fariseu, um herético, etc.

    Que permaneça portanto no centro, aquele que prossegue um objetivo cabalístico. Porque não é muito bom sair dele, enquanto que é bem melhor lá ficar.

    Ó Iahweh, permanece em mim, afim que eu permaneça em ti; constitui-me teu Cristóforo, para que eu emerja do abismo deste mundo imundo, que eu evite os rochedos e que eu atinja felizmente o porto com a maior segurança, guardando as tuas vias. Amém.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 15 de Fevereiro