Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 15 de Janeiro



Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
15. Para nós, só há uma maneira de entrar na vida, e → o fim é semelhante. Sb 7, 6. 15. Mas a entrada na vida é semelhante para todos, e a saída igualmente.


  • O fim é semelhante - A Lei Católica, imposta a todos, é a de morrer uma vez (Hb 9, 27). A via da morte deve ser trilhada por todos, diz Horácio (Odes Liv. 1). E Cornelius Gallus diz muito bem:

    A mesma via da morte é para todos. Embora contudo
    A maneira de sair da vida seja diferente.


    Portanto, considera a vida, meu irmão, unicamente como um fumo passageiro, uma sombra vã.

    Os dias da nossa vida passam como a sombra (1Cr 29, 15; Jó 8,9 e 14, 2; Sl 109, 23 e 144, 4; Ecl 7, 1; Sb 2, 5 e 5, 9). Eles desvanecem-se como o fumo, (Sl 102, 4), passam rapidamente como a tela é cortada pelo tecelão, (Jó 7, 6), são mais rápidos que um correio, (Jó 9, 25); Eles estão cheios de preocupações como os da aranha, (Sl 90, 9), como as vigílias na noite, (Sl 90, 4 e 6). A nossa vida é um sopro, (Jó 7, 7), um vapor que aparece pouco tempo e é destruído de seguida, (Tg 4, 14 e 15), que passa como as nuvens, (Sl 7, 9). Toda a carne é como o feno e toda a sua glória é como a flor dos campos, que desabrocha de manhã e morre à noite, (Is 11, 6, 7; Jó 14, 2; Sl 50, 4 e 6; Ecl 14, 18).

    O Rei Profeta considerando, por um lado esta fragilidade da vida humana, e pelo outro a amplitude infinita da majestade Divina, levado pelo estupor, clamou perdidamente: Quem é o homem, para que tu te recordes dele? (Sl 8, 4 e 5).

    Da mesma forma, quando Xerxes, que era um Rei poderoso e guerreiro intrépido, contemplava de um lugar elevado a multidão infinita e inúmera dos homens do seu exército, verteu lágrimas pensando que nenhum daqueles que ele admirava agora estaria vivo daí a cem anos.

    Compensa portanto a brevidade deste vida com a sua qualidade e a sua integridade, tu que te dizes Cristão; não penses em viver muito tempo, mas em viver segundo o bem.

    E visto que nada é mais certo que a morte e nada mais incerto que a hora da morte, prepara-te para morrer bem vivendo santamente no Temor de Deus.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Primeiro grau » 15 de Janeiro