Teosofia Prática – Da queda de Adão

  1. Mas Deus pôs a alma no corpo para o governar, e deu-lhe como ajudante a sua Virgem celeste, a sabedoria da luz da vida, a fim de que a alma possa operar e manifestar os milagres de Deus neste mundo, por intermédio do Espírito exterior como INSTRUMENTO: porque os milagres de Deus estão na alma de Fogo.
  2. A Alma de Fogo separou-se da sua querida auxiliar, para ser a sua própria mestra e para fazer neste mundo, a sua vontade;
    porque ela acreditou que a força e o poder dos milagres lhe eram próprios.
  3. É isso que é propriamente a queda de Adão, ele não quis mais se multiplicar com a Virgem celeste e obedecer-lhe;
    mas ele desejou uma mulher, como os animais, quis desfrutar corporalmente dos frutos e dos prazeres terrestres.
  4. Então Deus adormeceu-o, reuniu a MATRIZ feminina com a TINTURA de luz ou de água numa mulher e FORMOU, por intermédio do ESPÍRITO DO MUNDO, o seu corpo grosseiro com membros, tal como nós somos ainda hoje e como indica a FIGURA.
  5. Assim, o Espírito exterior do Mundo recebeu a regência em Adão e em Eva, na Alma de Fogo, que ele conduziu em seguida, com as mentiras da serpente e o seu desejo terrestre, até ao desfrute do fruto proibido.
  6. Desta forma, nós tornamo-nos filhos deste mundo, curvados sob o jugo do Espírito deste mundo, que nos governa pela sua fome insaciável, tão duramente quanto o Faraó governava os filho de Israel;
    de tal forma que nós perseguimos as honras, o renome, o esplendor, a voluptuosidade e a grandeza como se nós fôssemos viver eternamente neste mundo.
  7. Com isso coopera a fome insaciável das almas, vinda do abismo negro, sobre o qual está erguido o mundo;
    e ela arrasta as almas à luxúria brutal, aos crimes, aos roubos e a todas as perversidades, frutos cuja semente está nela, como se vê na primeira geração de Cain.
  8. O Inimigo dos seres humanos lançou o seu joio sobre o bom grão que vegeta até à colheita, época em que Deus a colhe na sua eira, enquanto que Ele ata em molhos o joio e o lança ao fogo.
[ Anterior ] [ Índice do Capítulo 2 ] [ Seguinte ]

Início » Textos » Teosofia Prática » 2. Do ser humano natural » Da queda de Adão