Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 8 de Dezembro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
342. → Bebe a água da tua cisterna e o que corre do teu poço. Pr 5, 15. 342. Bebe a água da tua cisterna e o que corre do meio do teu poço.


  • Bebe a água - Como se fosse dito para usares dos teus Bens e dos teus Dons, não apenas externos, mas também internos, benignamente concedidos a ti por Deus; e que tu não sejas o escravo ou o macaco das opiniões de outro, e que queiras jurar pelas palavras e sentenças de qualquer mestre desviado dos caminhos direitos da verdade, quer dizer insipiente, quer Teólogo, Jurisconsulto, Médico, Físico, Químico, Mago, Cabalista, qualquer que seja a sua nomeada perante o mundo, pela autoridade ou a Antiguidade.

    Os grandes homens, crê-o bem, cometem grandes erros.

    Um homem iletrado é reto e não comete a heresia em comparação com aqueles que são mal instruídos e que se desviam do bom caminho.

    A antiguidade não é isenta da loucura.

    Então portanto quando tiver sido concedido a alguém Divinamente iluminado, de filosofar Teo-Soficamente, que ele use e desfrute do poder da liberdade Filosófica, segundo o seu génio e o seu talento; que ele entenda, veja, observe em cada coisa, Iahweh a falar, ensinar e respondendo na Sacro Santa Escritura, no livro da Natureza e em si próprio.

    Visto que nunca existiu um verdadeiro Pitagórico, como atesta um homem doutíssimo, que não tenha conhecido os Deuses (Elohim), assim também, digo eu, ninguém será nunca Davídico que não oiça o Senhor a falar nele próprio (Sl 85, 9), e nunca verdadeiro cristão que não saboreie em si a unção do Espírito-Santo da Sabedoria.

    Deus não faz acepção de pessoas, mas (segundo a doutrina da Religião Universal, versículo 184 e 304) em todas as nações aquele é recebido dele, que o teme e opera a justiça (Ac 10, 35).

    Portanto não duvides, meu filho, de Ti Próprio, quer dizer da tua pessoa em Orando em espírito e verdade e em vivendo Teo-Soficamente, pela unção vinda do Santo-Espírito (versículo 10).

    Cada um de nós, a graça Divina operando, influenciando e dando, deve e pode conhecer a Doutrina da verdade; e a pode ensinar e fazer aprender aos outros, é preciso não somente que ele a veja pelos olhos doutro e a oiça pelas orelhas doutro; mas é necessário que ele a receba de Deus ele próprio.

    Do mesmo modo que é vantajoso a cada um, para o sustento do seu corpo e da sua família, ter em casa provisões de alimento, do mesmo modo é necessário sempre ter pronta a Doutrina da verdade no Santuário da sua alma Divinamente iluminada, onde possa ser consultada por si e pelos outros.

    Eis que o meu génio me puxa pelas orelhas, avisando-me das lacerações e dos escárnios dos trocistas (nasuti).

    Que farei eu ? Devo reter a verdade ? A Deus não agrada, porque eu sei que é a condição da verdade de ter sempre antagonistas suscitados pelo diabo, calcando aos pés a verdade mas não a podendo suprimir. A verdade (Alêtheia) perturba muito os loucos.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Sexto grau » 8 de Dezembro