Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 13 de Novembro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
317. Melhor é a sua aquisição e o seu fruto → que a negociação do ouro e da prata → mais excelentes e mais puros. Pr 3, 14. 317. Porque melhor é a sua negociação que a negociação da prata; o seu produto é melhor que o ouro.


  • Que a negociação do ouro, etc. - Que a negociação mundana, que é financeira, usurária, dissolvente, enganadora, etc., que contem todos os males; instituída por um exercício infatigável, com o propósito único das suas riquezas pecuniárias, ouro e prata.

    A Sabedoria adquire-se somente pela prática mental Teo-Sófica, de inspiração Divina, num e no outro Oratório; alguns frutos da Sabedoria não ínfimos são produzidos pela negociação Sábia dos trabalhos manuais.

    Hermes, cap. 1, diz: Durante um tempo tão longo eu não deixei de sentir que eu não engendrei esta ciência e esta arte com um trabalho da Alma; mas que eu a recebi pela inspiração viva de Deus somente, que me julgou digno de as revelar a mim seu servidor.

    E ligeiramente depois: Prestem graças a Deus que vos ensinou esta ciência (mediatamente e imediatamente), porque ele ama os que são reconhecidos.
  • Mais excelentes e mais puros - Porque o Soberano Bem (Dom de Deus) para o Ser Humano reduzido à simplicidade da Mónada, ou estudando-se Teosoficamente para aí se reduzir, confere certamente a Agnição, a Cognição, a Cogitação, a União e a Fruição de Iahweh, da Criatura e da Natureza, e do Ser Humano Ele Próprio, quer dizer Catolicamente Todas as Coisas; e nele, ter-tri-um consiste a Beatitude mais que perfeita, verdadeira soberana Católica, frutuosamente duradoura, aqui e na eternidade.

    Porque todos os mistérios de Deus (aqueles que ele nos quer comunicar) e os segredos da Natureza, toda a razão dos costumes e as Leis justas, todo o conhecimento das coisas passadas, presentes e futuras, brotam, emanam, e são derivados em nós da fonte inesgotável da Sabedoria eterna única verdadeira; eles são revelados admiravelmente e transmitidos a nós pelos seus discursos dos Livros da Sacro Santa Escritura e pelas maravilhas do Macro- e Micro-Cosmo, e são escutados, vistos, observados pelos Filhos da Doutrina e da Disciplina.

    Não é fácil a todas as pessoas irem a Corinto, nem ao Santuário da Sabedoria!

    É preciso Orar Teo-Soficamente, Laborar Sabiamente; é preciso correr com grande esforço no estádio do Oratório e do Laboratório, Cristiano-Cabalisticamente, Divino-Magicamente e Físico-Quimicamente, segundo as Leis e a Doutrina deste Anfiteatro.

    O brabeion ou preço da vitória será concedido ao vitorioso, não ao que dorme no sono dos vícios, nem ao preguiçoso.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Sexto grau » 13 de Novembro