Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 26 de Outubro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
299. E visto que (A Sabedoria) é → uma, → ela pode Tudo, e permanente nela própria, renova todas as coisas; e → transfere-se → entre as nações nas Almas santas e constitui → os Amigos de Deus e → os Profetas. Sb 7, 27. 299. Visto que ela é Única, ela pode tudo, subsistindo nela própria, ela renova todas as coisas, e transferindo-se em cada época nas almas santas, forma os Amigos de Deus e os Profetas.


  • Uma - Ela é única, verdadeiramente católica do Deus um, omnipotente, quer dizer universal; é por isso que ela pode Tudo em Todos e em Todas As Coisas.

    É uma coisa maravilhosa, digna de observação, que por essa razão ela pode Tudo visto que ela é Uma ou única.

    Ó maravilha acima de todas as maravilhas, Tri-Uma, Universal (versículo 303).
  • Entre as Nações, etc. - Deus não faz acepção de pessoas; mas ela é recebida dele em todas as raças, povos ou nações que o temem e realiza a Justiça (quer dizer declínio do mal e realização do bem, Sl 37 e 27). Atos dos Apóstolos 10, 35 e 35. Isto é a Religião Católica (versículo 184). É o que o Eclesiastes 12, 13, entende por todas as pessoas.

    Aquele que se colocar sob a sua sujeição, mesmo se, vivendo sob a lei antiga, não foi circuncido ou na lei nova não foi batizado (eu falo daqueles que viveram ou vivem fora da Assembleia visível da Igreja; porque não é a privação dos sacramentos que condena, mas o desprezo; e o Batismo não se dá apenas pela água, mas pela chama, quer dizer o Fogo do Espírito do Deus admirável cujas vias são imperscrutáveis e que nós devemos admirar; porque nada daquilo que é formado à imagem e à semelhança de Deus é abandonado) será feito Amigo de Deus e participante da Sabedoria verdadeira; pela eficácia da Sabedoria Eterna do Omnipotente, da Misericórdia que devia (antigamente) encarnar-se, e que se encarnou (na plenitude do tempo) quer dizer de Jesus Cristo que devia ser e foi crucificado, do Salvador Católico em todos.

    Os exemplos podem ser dados, não pagãmente, não impiamente, apesar de entre os Pagãos ou ímpios se encontrem inúmeros.

    Estes, se não tivessem sido amigos de Deus nunca teriam possuído, pela graça Divina, os tesouros inesgotáveis da Sabedoria (cuja enumeração se encontra aqui e ali neste Prólogo).
  • Transfere-se - Ela é portanto verdadeiramente (como nós o alegamos mais elevada segundo Capnion) o Spiraculum de Deus e a Ilustração Divina, dada por Deus, enviada e não aprendida por qualquer arte humana; apesar de que eu não desaprove certas cerimónias Teo-Soficas, quer dizer Divino-Mágicas, feitas com vista de a obter de Deus, das quais é soberanamente nefasto de falar publicamente.
  • Os Amigos de Deus - Visto que um amigo, como disse retamente Cícero no livro da Amizade, é como um outro si próprio, é verdadeiro igualmente como ensina Capnion no livro de Verbo Mirifico, que o ser humano unido a Deus é quase um Deus humano ou um ser humano Divino. Ver o versículo 293.

    Tu poderás, meu irmão, tendo sido feito amigo de Deus, cheio da influência da Luz e do Movimento do Espírito da Sabedoria, tu poderás, digo eu, atrair a ti mesmíssimo (que a inveja esteja longe deste discurso) e por devotos ou Hermes Trismegisto, ou Bezeleël, Achaliab, Pitágoras, Sócrates, Platão, Demócrito, Hipocrates, Geber, Calid, Haly, Morien, Parménides, Homero, Virgílio, Ovídio, Raimundo Lulle, Arnaldo Villeneuve, Isaac, Ulmannus, Bernardo o Treviso, Paracelso, Zachaïre, etc., de modo que tu não terás mais que procurar a ajuda ou o conselho dos seus livros e dos seus manuscritos dos quais anteriormente, devido à tua ignorância, tu eras admirador.

    Porque tu bebes no mesmo Oceano da Sabedoria que todos os Sábios; é por isso que assim como até aqui tu tens seguido outros, assim mais tarde tu será tu próprio seguido.

    Tu serás ensinado pelo Pimandro, quer dizer o Espírito da Divina potência (Teo-Didaticamente), de modo que tu poderás dizer com David, no capítulo 23 do 2º Livro dos Reis (Samuel), versículo 2: O Espírito do Senhor falou por mim e o seu discurso está sobre a minha língua.

    Os Filósofos não são autores, mas apenas intérpretes da Natureza e do seu Grande Livro; uns estão mais penetrados que outros; mas cada um segundo aquilo que lhe foi dado.

    Porque se todos os livros e manuscritos destes filósofos fossem completamente destruídos, no entanto, as Ciências e as Artes poderiam ser restituídas por este método Teo-Sofico.

    Porque quem foi o primeiro a ensinar, tendo-se tornados amigos, Ele e tu, ele ensinar-te-á amigavelmente porque ele quer, porque ele prometeu-o; ele deu-te sempre sem nunca te abandonar; portanto ele pode sempre dar.

    E se como ensina por escrito certo homem douto e devoto, Miguel Neander, um jovem de dezasseis anos pode humanamente, pelo seu método tornar-se num perfeito Filósofo Académico; quanto é preferível de se submeter àquele de quem vem todo o bem e que é o distribuidor dos dons, afim de que tu te tornes (como ensinam numerosos exemplos) pelo seu método Cristiano-Cabalístico e Divino-Mágico um Teósofo perfeito e absoluto. Ver os versículos 10, 187, 342.

    Ó Sabedoria de Iahweh, Hhochmahél, cujas delícias são de estar com os filhos dos homens (versículo 157).

    Lava-me (versículo 222) e eu serei purificado; sê minha; rejubila em mim e junta-te à minha alma afim de que eu seja amigo de Deus, que eu me rejubile em ti, e que eu transmigre todo em Deus.
  • Constitui os Profetas - Aqueles que recebem as revelações Divinas, e os seus intérpretes que predizem as coisas futuras, são realmente chamados Profetas ou Vaticinadores.

    Portanto os Profetas são induzidos a profetizar pelas aparições e as instituições dos Anjos, pelos enigmas, as figuras; por um verbo claro e expresso, pelo sopro interno do Espírito de Deus, tanto acordados com a dormir, imediatamente e mediatamente, e recebendo os oráculos de Deus. Ver Números, capítulo 12 e a figura quarta deste Anfiteatro.

    Tu dirás: Como distinguirei eu o espírito? Escuta; A discrição dos Espíritos é um Dom de Deus (1Cor 10, 19).

    Os sinais do Espírito bom são a Verdade com a qual Deus sela tudo o que é dele (porque é a Verdade, selo de Deus, que tu Comprarás, figura primeira deste Anfiteatro) e a Piedade, porque o estudo da verdadeira piedade conduz todos os seres humanos à observância do Deus um; os sinais do Espírito do Mal são a Mentira e a Sedução que afastam do Deus Verdadeiro, e apesar de, por vezes este espírito aconselhe, diga e faça o verdadeiro, nunca os seus sinais combatem (quanto à utilidade e ao fim) com a Lei divinamente reportada na Sacro Santa Escritura, na Natureza e na nossa Consciência. Sobre isto vê e lê o capítulo 13 do Deuteronómio.

    Tudo aquilo que tu fazes, realiza-o Teo-Soficamente, e considera Deus, a Caridade do próximo e a consciência limpa; isso é agir prudentemente e encarar o fim.

    Tu objetarás: Esse maldoso velhaco que se transforma em Anjo de Luz e seduz os imprevidentes e os simples, intrometer-se-á sempre entre os Bons.

    Eu respondo: nós sabemos pelo verbo de Deus que é o dever dos Bons Anjos de Deus de defender dos seus inimigos os devotos e aqueles que temem Deus, e de guardá-los de todo o mal (Sl 34, 8): Ele enviará o Anjo do Senhor para o circuito daqueles que o temem e ele os libertará.

    Salmo 35, versículos 4, 5 e 6: Que sejam confundidos e cobertos de vergonha aqueles que procuram a minha alma. Que sejam derrubados e confundidos aqueles que pensam coisas más contra mim. Que eles se transformem em poeira na face do vento, quando o Anjo do Senhor os pressionar. Que a via deles seja escorregadia e de trevas, quando o Anjo do Senhor os perseguir.

    E o Salmo 91, versículo 10 e seguintes: O mal não terá acesso perto de ti e a calamidade não se aproximará do teu Tabernáculo. Porque ele recomendou-te aos seus Anjos afim de que eles te guardem em todas as tuas vias. Eles levar-te-ão nas suas mãos com receio de que tu magoes os teus pés numa pedra.

    Eu caminho portanto confiando-me a eles e rezando a Deus, e observando Deus responder-me-á.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Sexto grau » 26 de Outubro