Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 24 de Outubro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
297. → As naturezas dos animais e → os instintos violentos das bestas e → a força dos ventos e → as cogitações dos seres humanos, → as diferenças dos arbustos e → as virtudes das raízes. Sb 7, 20. 297. As naturezas dos animais, os instintos violentos das bestas, a força dos ventos e as cogitações dos seres humanos, as diferenças das plantas e as faculdades das raízes.


  • As naturezas dos animais - Ver o que se segue.
  • Os instintos violentos das bestas - Os acessos de ferocidade das bestas selvagens.

    Alguns invertem a disposição tomando o género pela espécie. Porque thumoeidês, Animus, é aquela parte, nas bestas como nos ser humanos, na qual está a sede da cólera (iracundia), o que se entende por: força irascível, nas bestas.
  • A força dos ventos - As gerações, as propriedades, as virtudes e operações dos ventos; a salubridade ou insalubridade do Ar.
  • As cogitações dos seres humanos - Isto, mesmo na nossa época (eu atesto e a Sabedoria ela própria) foi concedido pela Sabedoria verdadeira a alguns seres humanos devotos e bons (entre os quais a coluna do Império Romano) (?) não ignorados por mim, mas quase familiares, por intermédio dos seus pedisseques fiéis e amados, quer dizer as Ciências e Artes excelentes mais secretas (versículos 64 e 190) e Teosóficas; eu poderia prová-lo com testemunhos verdadeiros e certos, se não os reservasse para um lugar mais cómodo, para a Chave secretíssima, talvez, deste Anfiteatro.

    Mas dirás tu (como no versículo 264), Deus apenas que é kardiognôstês, escrutinador dos corações, conhece estas coisas.

    É verdade. O Sábio ele próprio responder-te-á sabiamente no versículo 268.
  • As diferenças dos arbustos, etc. - A Doutrina da Assinatura das coisas naturais (que é a Arte Hermética) está bastante bem no seu lugar aqui; porque pelos sinais indicativos Divinamente impressos e fixos nelas, elas falam aos seres humanos, declaram-lhes as faculdades e as forças e expõem-se a eles tais como são.

    Foi por esta ciência que foi conduzido Adão, o primeiro pai de nós todos, e ele impôs a todos os seres animados da Terra e todas as aves do Céu, os seus nomes essenciais e próprios (Gn 2, 19).

    Foi com a sua ajuda que Salomão (a luz da Natureza tendo-se levantado nele) pôde disputar sobre os vegetais, desde o cedro que está sobre o Líbano até ao hissope que sai da muralha, e dissertar sobre os animais domésticos e os pássaros e os répteis e os peixes (3Rs 4, 33).

    Aquele que recusa aprender este Alfabeto Físico-Médico no livro da Natureza permanecerá zarolho (monoculus) e claudicante na medicina. Foi a ele que Filipe Teofrasto Paracelso (que é verdadeiramente o Asclepiades germânico como testemunha realmente Pedro Ramus) tirou das trevas do esquecimento e repôs muito frutuosamente na luz: João-Batista Porta, Napolitano explicou-o doutra maneira nos Fitognomónicos; eu (depois de Paracelso, o primeiro de todos, e os Fitognomónicos de Porta não sendo ainda conhecidos nem vistos na Germânia) ensinei-o e defendi-o publicamente no Ano de Cristo 1588, no vigésimo quarto dia de Agosto, em vinte e oito teses impressas ao prosseguir (Iahweh soberano ajudando) o grau de Doutor em Medicina, sobre o conselho e decreto do amplíssimo colégio Médico na Academia de Basileia; e eu defendê-lo-ei com todas as minhas forças para a glória e honra do Deus admirável (com a ajuda dele próprio) enquanto eu viver.

    Não são bagatelas que ensina o Físico ao tratar das Assinaturas das coisas naturais; mas são bagatelas pelo contrário que vendem os bagatelistas.
  • As virtudes das raízes - A análise Físico-Química pode consideravelmente prestar socorro nisto.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Sexto grau » 24 de Outubro