Anfiteatro da Sabedoria Eterna - 19 de Outubro


Versão antiga ou Vulgata Passagens citadas da Sacro Santa Escritura Nova tradução dos Provérbios a partir do hebreu, e da Sabedoria a partir do grego
292. E eu rejubilei com todas as coisas, e → porque esta Sabedoria me antecedia e eu ignorava que → ela é a mãe de todas as coisas. Sb 7, 12. 292. Eu rejubilei com todas as coisas, porque a Sabedoria é o seu autor; e eu ignorava realmente que ela própria é a mãe delas.


  • Porque esta Sabedoria me antecedia, etc. - Como se ele tivesse dito: Porque ela estava comigo teoricamente e praticamente, porque ela Orava e Laborava comigo, versículos 261 e 302.
  • Ela é a mãe de todas as coisas - Sumário dos Sumários: Quem não é filho da Disciplina, quer dizer do Temor do Senhor, não tem por irmã nem por esposa esta Sabedoria verdadeira (mãe de todos os Bens e dos Dons de Deus); aquele que não a tem por amiga Ora em vão, Labora em vão, porque não tira a Salvação e a Vontade do Senhor, versículo 329, e, portanto, não será herdeiro dos Tesouros infinitos da Sabedoria.

    Visto que tudo está na redução à simplicidade da Mónada, é preciso portanto lá chegar.

    Ver os versículos 157, 158 e 213, e a segunda figura deste Anfiteatro.

[ Anterior ] [ Índice ] [ Seguinte ]


Início » Textos » Anfiteatro » Sexto grau » 19 de Outubro